Marketing Para o Contador

MARKETING PARA O CONTADOR

O profissional de contabilidade não é muito sintonizado em marketing, até por que a grande maioria não entende muito bem a esse respeito, e nem sabe ao certo o que vem a ser. Não estou aqui desqualificando a minha categoria, porém quero chamar a sua atenção para esta necessidade, pois em toda profissão é necessário ter um meio de divulgação dos seus serviços.
(...)Para o contador ter uma vida bem sucedida nas suas atividades, é, portanto, necessário que ele saiba escrupulosamente tratar muito bem de si mesmo, e do maior bem patrimonial que possui que é do seu do conhecimento, seu ativo por natureza, de maior valor.
A grande maioria não sabe, e nem conhece ao certo o que é marketing pessoal, e às vezes pensa que marketing é apenas uma divulgação na lista telefônica, ou algo parecido, mas vai muito, além disso, pois é um conjunto de ações que irá implementar o marketing do contador.
(...)
E o profissional desatento com o meio onde estar inserto poderá ter muitas dificuldades, não só profissionalmente, mas também socialmente.
Seja mais observador, passe a daqui para frente a olhar melhor como funciona as coisas, olhe para si mesmo e pergunte a você o seguinte: eu contrataria este profissional para tomar conta de minha empresa?
Veja bem, quando fizer a indagação perceba e leve em consideração todos os aspectos de sua vida como profissional, na família, na comunidade, no meio em que freqüenta, e como você anda por aí, no meio da sociedade.
(...)
Vejamos os principais aspectos que o contador deve estar atento para mudar a sua situação atual:

1) Leitura de livros

O contador deve procurar se aperfeiçoar lendo; se é através da leitura da legislação que executamos nossos serviços, é óbvio que através dela também obteremos outros resultados para beneficio próprio.
Quando lemos um livro sobre finanças, marketing, auto-ajuda, ou outro qualquer que contribua com o conhecimento de modo geral, você passa a conhecer melhor, e sabe como discutir determinado tema num grupo social.
Mas se você não lê como poderá saber, procure compreender que ter o hábito de leitura é fundamental para qualquer pessoa, mas, sobretudo para um profissional é essencial, por que ele irá usufruir profissionalmente.
(...)
A participação de encontros, congressos e etc são importantes porque você conhece pessoas que vão contribuir para sua formação do conhecimento, ou no mínimo adquirir uma boa amizade que pode lhe render bons resultados. É através de uma conversa que você pode encontrar a saída para um problema ou a solução de uma dificuldade. Você pode discutir um tema de livro que leu e que entendeu de uma forma, e seu amigo entendeu de outra maneira, e chegará a uma conclusão, e então poderá colher outra solução que queria achar.
Quando você estiver num cliente e surgir uma conversa, e você participar dela sabe o que vai dizer e opinar sobre o tema, e você passa a ser formador de opinião; com certeza seu cliente vai se sentir lisonjeado de tê-lo como seu contador, e vai fazer questão de falar do seu contador.
Reflita sobre a necessidade da leitura, e sobre o aprendizado que dela você vai usufruir.

2) Maneira de se vestir

Você já deve ter visto profissionais que andam de uma maneira que não parece o que faz, quero dizer o seguinte, na maioria das profissões a pessoa transmite para sociedade aquilo que faz com sua maneira de andar, isto é, de vestir e de se conduzir.
As pessoas podem lhe conhecer pela sua maneira de se vestir, ou aparecerá algum destaque que a sociedade vai vê, pois irá chamar a atenção, é, pois importante estar sempre bem vestido, pode ser de modo simples, mas que seja adequadamente a cada situação, sobretudo quando se trata de trabalho profissional.
(...)
Então concluímos que as vestes falam muito bem de você mesmo, por isso você deve mudar sua postura como contador, e observe o que com o tempo irão comentar; isso se repercute na sociedade, e no seu trabalho de modo muito eficaz, aduzindo para você bons resultados.

3) Maneira de falar

Este item estar concatenado com o primeiro, pois a leitura irá favorecer muito bem a você saber falar. Porém, nada lhe impede de fazer um curso de oratória.
A sociedade fica observando como você fala o tempo todo, inclusive a sua família, que também lhe observa.
O futuro cliente que observa tudo em você, irá com toda certeza vê em você esse aspecto e julgá-lo.
Cuide-se para estar sempre à mão com o dicionário tirando as dúvidas, isso é normal e muito comum, com o passar do tempo o hábito lhe fará uma pessoa conceituada dentro da sua sociedade.

4) Postura participativa

O quanto é bom para nosso ego a participação de encontros, a contribuição que damos aos colegas da classe contábil, é ensinando que se aprende muito mais e melhor, por que aqui estar à pesquisa do assunto indagado.
(...)
É na participação que nós crescemos profissionalmente e também socialmente. Por isso não perca a oportunidade de participar de seja o que for na sua classe profissional.
Procure participar na sua comunidade, no seu bairro, na sua igreja, que as pessoas vão ficar te conhecendo facilmente.
E assim você irá crescendo profissionalmente, e socialmente, e certamente haverá resultados.

5) Apresentação do contador

O contador estar sempre se apresentando para sociedade e para seus clientes. Há um público para o qual você se apresenta todos os dias, e este público estar a cada dia fazendo uma avaliação a seu respeito.
Portanto deve o profissional ter os devidos cuidados de como é visto pela sua classe social, e como é sua imagem pessoal perante a clientela.
Trate de ser e ter uma mente profissional, por que nós somos aquilo que nossa mente repete várias vezes; veja quando alguém olha para você e vai logo dizendo que profissão você exerce, e que tipo de profissão.
(...)

6. Considerações finais

Assim, portanto o profissional contador deve ter como escopo de trabalho, não só a apresentação de seu serviço, mas procurar aperfeiçoar sua maneira de lidar com a clientela, pois à medida que busca crescimento profissional deverá também estar empenhado na sua conduta e aparência perante seus clientes.
Quando, pois você conhece de um determinado assunto, com certeza você fala dele com propriedade e certeza do que fala, da mesma forma sua imagem irá transmitir para o seu público aquilo que você é no seu trabalho.
O marketing para nós dever ser buscado tanto quanto os nossos conhecimentos em contabilidade, por que dependemos dos clientes, e por isso eles nos vêem, e somos criticados por todos a nossa volta.
Por mais paradoxo que seja a crítica traz muitos benefícios para nós, por vezes refutamos a idéia de crítica, porém é através das críticas que nós crescemos muito, então este é um lado bastante positivo para nossa vida profissional; esteja apto a ouvir as criticas a seu respeito, pois serão com elas que você irá crescer muito.
Entretanto, às vezes o profissional não quer ouvir as opiniões sobre seu trabalho, ou quanto ao modo como o faz, e isso só traz prejuízos de natureza profissional; por isso quando um cliente reclamar, ou criticar guarde bem o que foi dito a você, e procure melhorar naquilo que foi reclamado; pois quando há uma reclamação é sinal que ainda se quer aquele serviço, porém de modo melhorado, ou aperfeiçoado para que se possa continuar com o serviço, reflita sobre isso.
Portanto, procure ouvir as pessoas e refletir sobre as palavras, e, no entanto burilar o trabalho, e a maneira da execução dos serviços, como também a maneira de atender o cliente; mas torne-se um aprendiz por que a cada dia temos algo novo para aprender, pois somente assim é que crescemos profissional e socialmente. O nosso aprendizado se dar no dia a dia da profissão, pois todos os dias estamos aprendendo algo, por que estamos inserido dentro de um contexto social de uma classe profissional.
Logo, devemos estar na posição de um aprendiz, só assim podemos colher bons frutos na nossa profissão. O seu sucesso profissional, também depende de você.
Por: Francisco de Assis dos Santos - Bacharel em ciências contábeis e pós-graduado. Perito Judicial, Contador titular do escritório: Contafas Consultoria e Assessoria Contábil. Autor de artigos publicados na área contábil e de perícia contábil.

Investor

Educação a Distância