Os 10 mandamentos para uma empresa sólida

Os 10 mandamentos para manter uma empresa sólida:
1. Inovar em processo e produto. O empresário deve constantemente introduzir novidades que atraiam a clientela ou também desenvolver novos processos tanto para garantir o bom atendimento como para reduzir custos na produção. Uma nova embalagem que permite que um sanduíche chegue bem acondicionado e na temperatura certa ao local de destino ou uma embalagem de fácil abertura são exemplos.
2 . Monitorar a concorrência. É importante saber quem são os seus principais concorrentes, os preços cobrados e suas estratégias, como promoções, novidades oferecidas aos clientes, planos de expansão etc. Navegar pelo site do concorrente e freqüentar como consumidor estabelecimentos similares ao seu são boas opções.
3. Informatizar a gestão do negócio. Há no mercado uma série de softwares que auxiliam na contabilidade, controle de estoques, cadastro de clientes , contas a receber e a pagar etc . Essas ferramentas podem ser úteis e garantem maior confiabilidade e rapidez na gestão. É importante escolher o software de acordo com as necessidades do seu negócio. Também é possível desenvolver softwares sob medida com empresas especializadas. Em alguns casos, o seu contador pode lhe ajudar a escolher softwares adequados ao seu negócio. Consulte também outros empresários de seu relacionamento que já utilizam essas ferramentas.
4. Manter programas regulares de treinamento e atualização para os funcionários da empresa. Os funcionários devem estar alinhados com o que pensa o dono da empresa. Não adianta o proprietário acreditar que o bom atendimento é fundamental, se não treina seus funcionários para isso. O treinamento também é importante para motivar a equipe. O Sebrae/RJ oferece cursos como Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Como Vender Mais e Melhor, D-Olho na Qualidade, entre outros.
5. Comércio/Serviços: buscar a melhoria do processo de atendimento ao consumidor e implantar programas de fidelização – A propaganda boca-a-boca é uma eficiente ferramenta de marketing. Um cliente bem atendido certamente volta e recomenda o serviço ou produto para os amigos. Implantar caixas de sugestão e cartões de fidelidade, que garantem prêmios ou desconto depois de determinado número de compras no estabelecimento são algumas experiências bem-sucedidas já implementadas no mercado.
6. Industria/Comércio: Manter estoques mínimos necessários e negociar bons prazos e preços com os fornecedores. - É importante que o empresário esteja atento à quantidade de estoque necessária para sua operação. Excesso de estoques não são recomendados, pois isso tem um custo. Ao mesmo tempo, não há nada pior do que um cliente que pede um produto e você não tem mais para entregar. Fique atento ao movimento do seu negócio para ter noção exata do quanto você precisa comprar. É bom lembrar que os produtos mais caros devem ser estocados em menor quantidade que os demais, mas não podem faltar.
7. Monitorar oportunidades – Olhe o que está acontecendo em torno de você, não se feche no seu negócio. É importante se manter sempre atualizado e adaptar seu negócio às tendências do mercado. Por exemplo, como fala-se muito em alimentação saudável, é importante que um restaurante se preocupe em oferecer pratos light no cardápio; se há um grande investimento em andamento numa região, pode ser que haja necessidade de novos serviços nesse local, prestados por pequenas empresas, como restaurantes, lavanderias, farmácias, entre outros. As obras do Arco Metropolitano, do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) estão criando oportunidades neste momento para pequenas empresas da área de construção civil.
8. Buscar oportunidades de participar de licitações do governo e compras governamentais em geral – Em 2006, foi aprovada a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que prevê benefícios para os pequenos negócios nas compras de governo. Cheque os editais de compras da prefeitura e secretarias do seu município ou entre em contato com as comissões de licitação desses órgãos. O Sebrae/RJ também segue a lei e beneficia as micro e pequenas empresas nas suas compras. Fique atento ao site (www.sebraerj.com.br) para acompanhar o lançamento de editais
9. Buscar inserção nas cadeias de fornecimento das grandes empresas. Uma boa alternativa para a micro e pequena empresa é se aliar a uma outra de porte um pouco maior que já seja fornecedora de uma grande corporação, para que possa participar de alguma etapa do fornecimento. Por exemplo, há empresas que fornecem camisetas para grandes lojas de departamento. O pequeno negócio não fornecerá diretamente essas camisetas, mas pode ser responsável pela estampa.
10. Manter a atratividade do ambiente do negócio (boas instalações físicas, equipamentos bem cuidados, conforto para funcionários e clientes etc ) – O ambiente é o cartão de visitas de um negócio. Fique atento à limpeza, organização e higiene, cuide da pintura e das condições do mobiliário e evite os desperdícios. Nem sempre é necessário gastar muito com decoração para manter um ambiente agradável. Um ambiente confortável e seguro também garante o bem-estar e segurança do funcionário. Uma boa opção nos restaurantes e estabelecimentos comerciais em geral, é, por exemplo, destinar um espaço para crianças, com brinquedos e TV, o que permite que os pais possam fazer compras com maior tranqüilidade.
Fonte: Sebrae/RJ

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