Ouvir – Uma habilidade que ajuda a conectar

Cintia Knaut

Em uma conversa, enquanto a outra pessoa estava falando, você já se pegou pensando no que ia dizer para ela, ao invés de escutar plenamente o que ela estava falando? Confesso a você que eu mesma já fiz isso algumas vezes. E quando isso acontece, a grande verdade é que não estamos escutando.

É muito importante que a gente esteja constantemente monitorando esse tipo de atitude. Devido às nossas verdades, ao fato de querermos dar a ultima palavra, as vezes agimos desta maneira com o intuito de ganhar a conversa, de convencer a qualquer custo a outra pessoa ou de simplesmente falar sobre nós. O lado ruim disso, é que demonstra ao outro, um certo desinteresse da nossa parte.
E isso interfere em nossa comunicação e em nossos relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais. 
Por diversas vezes, nos pegamos julgando e tirando conclusões antes da pessoa terminar de falar.
 E com isso precisamos cuidar, pois esse pequeno detalhe interfere muito em nossos relacionamentos.
Então aqui abaixo, vai um exercício pra você treinar nesta semana:
EXERCICIO 01 - OUÇA EM PRIMEIRO LUGAR
Proporcione às pessoas com as quais está conversando, que elas falem, deixando-as terminar seu raciocínio. Sabemos que em alguns momentos isso é um grande desafio para nós, pois as pessoas tem ritmos e formas de se expressar diferentes. Mas faça um esforço.
Lembre de respeitar cada um em sua singularidade, para assim criar pontes no relacionamento. Quando construímos pontes no processo de comunicação, aumentamos a confiança entre as pessoas, as equipes de trabalho tornam-se mais produtivas e fortalecemos nossa credibilidade.
Coloque-se no lugar dessa pessoa. Valorize o que ela está lhe falando. Faça um esforço e deixe de lado um pouquinho as suas verdades e conecte-se com o outro, descobrindo e respeitando as suas verdades.

Por hoje fica esta dica. Nos vemos em breve.
Fonte: A Autora

Nenhum comentário:

Investor

Educação a Distância