Imposto de Renda 2015 - curiosidade

Resultado de imagem para imagem chargue irrfResultado de imagem para imagem chargue irrfResultado de imagem para imagem chargue irrfResultado de imagem para imagem chargue irrfResultado de imagem para imagem chargue irrfResultado de imagem para imagem chargue irrf

Não há dúvida de que a maioria dos cidadãos já deve ter ouvido a expressão "mordida do leão" nos jornais, televisão e internet. Trata-se do recolhimento do Imposto de Renda pago pelos contribuintes com rendimento tributável mensal maior do que R$ 1.434,59 (referente ao IR 2010).

Mas... Por que se usa o leão como símbolo? Muitas pessoas ainda não conseguem associar a imagem do felino ao tributo. Desta forma, a Receita Federal esclarece a resposta para os mais curiosos.


"Leão" tem quase trinta anos


No final de 1979, foi criado o Programa Imposto de Renda pelo órgão, que encomendou uma campanha publicitária com o intuito de divulgar a novidade aos contribuintes.

Entre as diversas propostas recebidas pela Receita, a idéia do leão era a que mais traduzia a imagem que se pretendia mostrar ao cidadão, tanto em relação ao Imposto de Renda, como no que diz respeito às ações fiscalizadoras.

Assim, a escolha do leão partiu de algumas de suas principais características: é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; é justo; é leal; é manso, mas não é bobo.

A campanha então foi lançada, a imagem do leão ficou marcada na mídia e mente dos contribuintes e dura até hoje como símbolo do IR, embora a própria Receita Federal já não use mais a figura de felino.
(Com informações da Infomoney)

Nenhum comentário:

Investor

Educação a Distância