Mudança no simples facilita Negociação de créditos

Ao ser sancionada recentemente pela presidente Dilma Rousseff, a Lei Complementar 147/2014 passou a proibir a recusa de sacados

Wagner Fonseca

Ao ser sancionada recentemente pela presidente Dilma Rousseff, a Lei Complementar 147/2014 passou a proibir a recusa de sacados em pagar títulos legitimamente devidos a micros e pequenas empresas, mas que na data de seus vencimentos estejam em poder de factorings e afins.

Mesmo sendo uma prática legal e frequente no mercado, dada a necessidade de muitas MPE terem de antecipar a quitação dos seus recebíveis, a negociação de duplicatas e outros papéis hoje ainda é barrada, sobretudo por algumas redes varejistas, que insistem em pagar apenas ao cedente original, ou exclusivamente a instituições com as quais esses sacados mantenham convênio.  

 “A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa finalmente coibirá esta conduta abusiva e arbitrária, imposta a empreendedores que buscam apenas e tão somente manter equilibrado o seu fluxo de caixa”, comemora Hamilton de Brito Junior, presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil - Factoring do Estado de São Paulo.

Segundo o empresário e líder setorial, o Artigo 73-A da Lei é explícito em seu texto – “... são vedadas cláusulas contratuais relativas à limitação da emissão ou circulação de títulos de crédito ou direitos creditórios originados de operações de compra e venda de produtos e serviços por microempresas e empresas de pequeno porte...” –, sujeitando seus infratores a responder judicialmente por abuso de poder econômico.

Com movimentação estimada em R$ 130 bilhões anuais em todo o Brasil, o factoring é uma prestação de serviços centrada na compra de ativos financeiros provenientes de vendas mercantis. Em sua maioria também composta por micros e pequenas empresas, a atividade tem amargado, ano a ano, prejuízos significativos com a “vedação de títulos”, nome pelo qual a negativa em pagar créditos transferidos a terceiros acabou se notabilizando no setor.  

Jornalista responsável: Wagner Fonseca – Mtb 15155
Fonte: O Autor

Mais obrigatoriedades no Sped

Miriam Negreiro

A mais nova obrigatoriedade do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), conhecida como ECF (Escrituração Contábil Fiscal), acaba de se tornar uma realidade para grande parte das empresas brasileiras. Trata-se de uma nova Escrituração no formato digital com rastreabilidade das informações contábeis e fiscais para apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro líquido das empresas.
São obrigadas a preencher a ECF todas as pessoas jurídicas - incluindo as imunes e isentas - sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido. Em contrapartida, as pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional ficam desobrigadas de cumprir a nova exigência da ECF. O projeto - que tem entrega prevista para o último dia útil do mês de julho de 2015 - substitui a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica). A ECF será então constituída por informações relativas ao IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), ajustes de adições e exclusões, inclusive relativas ao RTT (Regime Tributário de Transição), compensações de Prejuízos Fiscais e demais controles.
O planejamento inicial é determinante para uma implementação correta da ECF. É preciso destacar alguns pontos: - Identificar lançamentos com códigos próprios do governo e seus eventuais processos judiciais e administrativos vinculados aos lançamentos; - Detalhar os ajustes do lucro líquido na apuração do Lucro Real, mediante tabela de adições e exclusões definida pela COFIS (Conselho Fiscal); - Mapear fichas da DIPJ geradas atualmente versus impacto da ECF; - Auditar previamente o conteúdo das informações para envio ao Fisco.
O cenário indica a necessidade de incorporação e utilização de novas ferramentas de trabalho que permitam a correta apuração, processamento, geração e entrega da nova obrigação.

Fonte: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços

Novo Simples Nacional pode ser uma ilusão

Ao contrário do que foi amplamente divulgado pela mídia e principalmente pelo órgãos do governo

Sylton Sanches

"Ao contrário do que foi amplamente divulgado pela mídia e principalmente pelo órgãos do governo, a abertura do Simples Nacional para a maioria das novas atividades pode ser uma ilusão", destaca Sylton Sanches - Sócio Diretor da Vértice Contadores.

Ao ampliar o acesso ao sistema do Simples Nacional para novas atividades, o governo criou também um novo anexo (Anexo VI), através da LC 147/2014, onde as alíquotas foram majoradas tendo como alíquota inicial o percentual de 16,93% contra 6,00% e 4,50% dos anexos III e IV respectivamente, podendo trazer assim um aumento da carga tributária para os novos serviços incluídos ao invés de uma redução esperada.

"Se a empresa tem a expectativa da redução dos encargos tributários migrando do lucro presumido para o Simples Nacional, saiba que isso pode não acontecer! É importante que a empresa, através de seu contador, faça um estudo tributário detalhado para avaliar o real impacto na apuração tributária onde deverá ser levado em consideração, principalmente, o volume da folha de pagamentos para determinar ser vantajoso ou não a adesão ao sistema", completa Sylton Sanches.

Como exemplo: Um empresa de prestação de serviços de consultoria que fature em média R$ 30.000,00 mensais, hoje optante do Lucro Presumido, paga em média 16,33% de impostos globais; caso a mesma empresa opte pelo novo Simples Nacional, passaria a pagar 17,72%, o que, caso a mesma não possua uma folha de pagamentos significativa, não compensaria optar pelo novo sistema pois ao contrário de diminuir sua carga tributária iria na verdade aumentá-la.

Daí a importância da realização do estudo tributário mencionado pelo sócio diretor da Vértice Contadores, com um profissional devidamente qualificado.
Fonte: O Autor

5 dicas para as mulheres se sentirem mais confiantes no trabalho

Não tenha medo de ser quem você é: ambiciosa!
Há inúmeros profissionais que não se sentem à vontade no ambiente de trabalho. Principalmente entre as mulheres, o número de trabalhadoras que não possuem plena confiança em seu ofício é maior que o dos homens, aponta o recente best-seller The Confidence Code, de Katty Kay e Claire Shipman, renomadas jornalistas norte-americanas. Segundo a obra, uma pesquisa feita pela Hewlett-Packard ilustra bem o caso: em uma disputa interna para candidatura a um cargo da empresa, foi constatado que todas as mulheres que enviaram seus currículos atendiam a todos os requisitos para a vaga, enquanto 40% dos homens enviaram os seus mesmo sem atender às mesmas exigências.
“Homens despreparados não pensam duas vezes antes de entrar no jogo, enquanto mulheres capacitadas além da conta ainda ficam com o pé atrás”, afirma o livro. “Conhecer (e melhorar) nossos pontos fortes é, de longe, muito mais eficaz do que tentar evoluir naquilo em que não somos tão boas assim. Mulheres tendem a usar melhor sua inteligência emocional e, portanto, um bom conselho vale mais do que uma crítica. Temos de tomar cuidado com os efeitos nocivos dos estereótipos que, muitas vezes, insistem em colocar a mulher no pedestal da insegurança e da fragilidade”, afirma Carina Daniel, diretora executiva da JCS Network, psicóloga e pós-graduada em recursos humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Grande parte das pessoas prefere se conformar com opiniões alheias, nem sempre consoantes com suas realidades. Isto tem um efeito devastador quando transformado em comportamento. Uma excelente forma de aumentar a nossa autoconfiança é focar em nossos pontos fortes e eliminar os paralelos com os homens – mesmo sabendo que ainda há desigualdade de salários entre homens e mulheres no Brasil: o salário médio delas ainda é 28% inferior ao deles”, afirma a executiva.
Carina reforça que algumas atitudes simples podem tornar mais eficaz a crescente contribuição das mulheres na construção de empresas melhores, mesmo em um ambiente hostil de trabalho. Confira a seguir:
Não tenha medo de ser quem você é: ambiciosa!
“Tudo que é ousado e que inspira pode ser um grande diferencial no trabalho: pessoas que conseguem ver coisas que outros não veem, que sabem o momento certo de se arriscar e sabem se posicionar quando acreditam em seus argumentos. Acima de tudo, a ambição é o combustível que alavanca carreiras e transforma ações bem sucedidas em promoções.”
Conheça (muito) bem seus pontos fortes
“Para ter confiança é preciso conhecer bem suas qualidades de forma a demonstrar segurança ao explicitá-las no dia a dia. Quando você conhece seus pontos fortes, sua postura exala o bom perfume da mulher segura: energia e tranquilidade. Acreditar em si mesma é tarefa primordial se você quiser ser a CEO da própria vida.”
Encontre o jeito certo de livrar-se do estresse
“Um estudo recente apontou que mulheres em cargos de comando tendem a ser mais rígidas com seus funcionários do que chefes homens. Um dos motivos para isso talvez seja a pressão a que são expostas, lidando com funcionários cujas atitudes desrespeitosas ou de frustração tem sua origem na não aceitação do comando feminino. Nesses casos, a melhor maneira é sempre responder de maneira profissional. Depois do expediente uma atividade física liberadora de energia é uma excelente válvula de escape para o desgaste gerado por situações de atrito. Tentem o boxe: socar um saco de areia pode fazer verdadeiros milagres!”
Faça um balanço adequado entre sua carreira e seus sonhos pessoais
“Vai casar? Ter filhos? Fazer um MBA? Morar fora? Ano sabático? Tudo isto é possível, mas você precisa saber escolher o momento certo. Cada decisão promoverá consequências de curto, médio e longo prazos e se você não planejar, acompanhar e avaliar corretamente, correrá o risco de dar passos maiores do que suas pernas. Estruture-se bem para não perder o ritmo. Seja no trabalho seja em casa. Afinal, você não acredita mesmo que dá pra separar vida pessoal de profissional, não é mesmo?”
Cuidado com o perfeccionismo
“Dizem que o ótimo é inimigo do bom. Mentira. O bom é bom e o ótimo é ótimo. E você precisa saber quando fazer aquilo que é realmente necessário! Lembre-se: há limite pra todas as coisas - defina prioridades e reveja periodicamente seus padrões de atingimento. O perfeccionismo é um perigoso gerador de comportamentos obsessivos e de estresse. E você quer ficar bem longe deste tipo de rótulo, concorda?”
Seja boazinha consigo mesma
“Sair de cena, às vezes, faz muito bem. Seja sempre você mesma e se isto inclui deixar de se maquiar e escovar os cabelos eventualmente, que seja! Seu conteúdo é, de longe, muito mais importante do que a forma. Seja autêntica. E não tenha medo de mudar o caminho pro trabalho, de vestir-se cada dia através de um método, de ousar misturar cores, de experimentar novos sabores, opções de lazer, de leitura e hobbies incomuns. Você se surpreenderá com a mulher que mora aí dentro!”
Link: http://www.administradores.com.br/

Investor

Educação a Distância