A evolução da contabilidade e os sistemas

Foi elaborada uma pesquisa de campo para obter informações verídicas

Katherinne Kristinne Chela e Marceli Serpe

Foi elaborada uma pesquisa de campo para obter informações verídicas, sendo o foco principal deste estudo de caso com ênfase na área de Ciências Contábeis, com objetivo de analisar as adaptações nos escritórios desde a contabilidade feita de forma manualmente à contabilidade informatizada, abrangendo também os sistemas de informações utilizadas pelas empresas de São Mateus do Sul-Paraná. Foram 32 entrevistados, que puderam nos auxiliar neste estudo.

QUESTIONÁRIO
 Questão 1. Dados do Entrevistado
 O objetivo dessa questão é evidenciar a ocupação dos profissionais que se disponibilizaram a colaborar com nossa pesquisa de campo, para observar os pontos de vistas diferentes. Dentre os escritórios que efetuamos a pesquisa 60% dos entrevistados são contadores formados em Bacharel em Ciências Contábeis. 35% são Técnicos em Contabilidade os 5% são de auxiliares de contabilidade.

Questão 2: Dentre as empresas que seu escritório presta serviços, em que segmento elas atuam?
 O foco dessa pergunta é analisar os segmentos das empresas que os escritórios efetuam seus serviços contábeis, com o intuito de afirmar a importância da tecnologia ao longo dos anos, que foi vital para o desenvolvimento e crescimento das empresas que qualquer ramo. Dentre os escritórios entrevistados, às empresas em que prestam contabilidade são 40% Comercial e Prestação de Serviços, 30% Comercial, 28% Prestação de Serviços e 2% de segmento industrial.

Questão 3. Com a evolução da tecnologia ao longo do tempo houve muitas mudanças desde a contabilidade manual à informatizada. A empresa entrevistada já passou pela fase em que contabilidade era feita sem sistemas informatizados?
  O objetivo dessa pergunta é observar as mudanças ocorridas na contabilidade, manual a informatizada nos escritórios ao longo do tempo para poder constatar como foi essa adaptação manual à tecnológica. A maioria dos respondentes da pesquisa não passou pela etapa em que a contabilidade maquinizada esta em adaptação a contabilidade informatizada, são escritórios mais recentes que já trabalham com a tecnologia integrada. 20% dos respondentes possui escritório contábil em São Mateus do Sul de longa data, a maioria são técnicos contábeis que presenciaram a fase da contabilidade maquinizada, onde a escrituração era feita em máquina de escrever á máquinas de contabilidade até a chegada do computador.
Questão 4: A Contabilidade Informatizada substitui completamente a contabilidade feita de forma manual e mecanizada?
O objetivo dessa pesquisa é analisar a substituição da contabilidade manual a mecanizada à informatizada nos escritórios para podermos observar como foi essa adaptação. Foi unânime a resposta. Demos outras opções de respostas para analisamos os pontos de vista diferentes, mas, todos os entrevistados responderam que a contabilidade informatizada substitui completamente a forma de contabilidade feita anteriormente, e é impossível fazê-la atualmente de outra forma
Questão 5: Sua empresa já vivenciou a adaptação da Contabilidade de forma manual a mecanizada?
O objetivo dessa pergunta é observar se os escritórios em que efetuamos a pesquisa já passaram por pela fase onde a contabilidade era feita de forma manual, e posteriormente mecanizada, a fim de comparar as mudanças ocorridas, suas vantagens e desvantagens. Como já mencionado, a maioria dos escritórios em que efetuamos a pesquisa são escritórios mais recentes, que não passaram pelas fases anteriores à informatizada.  Os 20% dos entrevistados que já vivenciaram essa adaptação nos conta que até chegar à fase informatizada a Contabilidade passou por várias etapas. Um dos nossos entrevistados nos relata que a contabilidade era feita de forma manuscrita, ou seja, o diário, o razão era feitos de forma manual, logo mais a maquinizada a mecanizada até chegar ao método eletrônico ao informatizado
Questão 6: Seu escritório possui algum sistema de informação?
O foco dessa pergunta é verificar se todos os escritórios de São Mateus do Sul em que efetuamos a pesquisa trabalham com sistema de informação para podermos analisar quais são utilizados e se suprem as necessidades totais do escritório em que o implantou. Todos os escritórios de São Mateus do Sul possuem Sistemas de Informação, relata um dos nossos contadores entrevistados que é impossível nos dias atuais não ter um Sistema de Informação, com ele pode-se importar dados, armazenar e ajudar na tomada de decisões da empresa. Dentre as empresas entrevistadas utilizam os Sistemas de Informação EBS Sistemas e SCI.
Questão 7: Hoje, atualmente  seu escritório conseguiria trabalhar sem os sistemas informatizados?
O objetivo dessa pergunta é saber se os profissionais dos escritórios em que a pesquisa foi efetuada conseguiriam trabalhar sem os sistemas informatizados nos dias atuais. Fizemos essa pergunta já que teve uma pequena porcentagem de profissionais que já trabalharam na fase em que a contabilidade era feita de forma manual. Ma a resposta foi precisa por todos os respondentes. Não, conseguiriam trabalhar sem os sistemas informatizados nos dias de hoje, já que não se admite métodos de escrituração feitos de forma manual. A Informática tornou-se ferramenta de trabalho para a contabilidade,
Questão 8: Os recursos oferecidos pelo software utilizado são capazes de suprir todas as necessidades da empresa?
 A razão de abordarmos essa pergunta é sabermos se recursos oferecidos pelo software utilizado são capazes de suprir todas as necessidades da empresa para posteriormente analisarmos e compararmos da contabilidade manual a mecanizada até a contabilidade informatizada e integralizada. Todos os respondentes da pesquisa responderam que sim. Os sistemas de informações deles escolhidos, ou foi indicação de fornecedores, ou o preço baixo, mas ambos dos sistemas utilizados nos escritórios utilizados usam dos mesmos recursos. E todos estão muito satisfeitos com seus sistemas de integração.
Questão 9: Acha totalmente seguro o Sistema de Informação utilizado pela sua empresa?
O foco dessa pergunta é irmos mais a fundo nos sistemas de informação da empresa, observamos se a empresa em que foi efetuada a pesquisa tem confiança em seu sistema, a fim de unirmos informações para tirar conclusões das vantagens e desvantagens da contabilidade feita de maneira informatizada. A porcentagem minoritária que respondeu não a pergunta, é devido a alguns problemas com rede, atualizações de vírus para manter seguro o sistema de informação.  Os respondentes que respondeu sim, também se precaverem com backups diários, acham normais, pois eles alimentam o sistema, também o asseguram que os dados estejam completamente salvos, caso haja algum imprevisto, como falta de rede de internet, ou outros problemas que estão sujeitos, como vírus que foi mencionado por outros respondentes.
Questão 10: A evolução da contabilidade juntamente com os sistemas de informação tornou o mercado mais competitivo?
Essa pergunta busca saber se a evolução da contabilidade e os sistemas de informação, tornou o mercado competitivo, para podermos comparar a contabilidade nos dias atuais e antigamente que era feita da mesma forma, com os mesmos recursos manuais. A resposta dada por todos os respondentes foi sim, as empresas estão se adaptando cada vez mais a recursos mais avançados, devido ao comporte do próprio mercado, por exemplo, hoje em dia seria impossível uma empresa trabalhar sem acesso a Internet, aos Sistemas. Acreditam que tempo é dinheiro, com programas mais rápidos podem dar mais assistência ao cliente, realizando várias funções ao mesmo tempo.
Questão 11. O sistema possibilita a contabilidade colaborar mais nas tomadas de decisão da empresa?
O objetivo dessa pergunta é se o sistema utilizado na empresa é utilizado nas tomadas de decisão da empresa. A resposta foi unânime, sim, por que fornece informações necessárias para melhor atendimento ao cliente. Possui vários relatórios que podem ser usado na situação que o cliente deseja. Alimentado de forma correta, o sistema se torna prático, rápido podendo ter todas as informações para as tomadas de decisões.
Questão 12: O sistema oferece segurança, confiabilidade e rapidez nas informações ou relatórios fornecidos?
O objetivo desta pergunta é sabermos se o sistema escolhido pela empresa oferece segurança e rapidez em suas atividades diárias. Todos os respondentes acreditam que fizeram a melhor escolha em seu Sistema de informação escolhido. Os fatores que levaram a eles escolherem o sistema É; a melhoria no acesso as informações, propiciando os relatórios mais precisos e mais rápidos, otimização na prestação dos seus serviços e clientes e facilidade de organização e velocidade. Mas lembrando que quem alimenta o sistema são os profissionais.

ANALISE DOS RESULTADOS OBTIDOS

O presente estudo de campo consistiu em relatar a evolução tecnológica da contabilidade com informações e opiniões de pessoas que trabalham na área contábil, nos mostra as mudanças no cenário contábil, como o surgimento dos sistemas informatizados.
As empresas estão investindo cada vez mais em sistemas avançados, os profissionais da área contábil necessitam constantemente estar aprimorando seus conhecimentos e buscando novas técnicas e sistemas  para melhor atender seu cliente. Nesse sentido verifica-se a necessidade de sistemas que permitam as empresas e aos profissionais de contabilidade seguir o crescimento proporcionado pela competitividade de mercado.
Os avanços tecnológicos evoluem de acordo com as exigências de mercado. A informática proporcionou a contabilidade inúmeras vantagens como facilidade, organização, velocidade e segurança das informações.A grande diferença das tecnologias de ontem e de hoje é que agora elas são integradas, ou seja, são utilizadas de forma associada.

O presente artigo foi orientado pelo Professor Ms.Roni Simão, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Fonte: O Autor

Tudo o que sua empresa precisa saber antes de pagar o 13º salário

As empresas de todo país tem até o próximo 30 de novembro, para pagar a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores
As empresas de todo país tem até o próximo 30 de novembro, para pagar a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores. A segunda parcela deve ser paga até o dia 19 de dezembro. O valor, que é motivo de alegria para quem recebe, pode ser uma dor de cabeça para os empresários que não se planejarem adequadamente.
O pagamento do 13º salário é obrigatório, previsto na Lei 4.090/62, e seu descumprimento pode resultar em multas pesadas. Uma empresa autuada por um fiscal do Trabalho pode ter que pagar R$ 170,25 por empregado, quantia que é dobrada em caso de reincidência. O consultor trabalhista Fabiano Giusti aponta que o valor "é uma multa administrativa em favor do Ministério do Trabalho e que além dessa, dependendo da Convenção Coletiva da categoria, pode existir cláusula expressa retratando a correção do valor pago em atraso ao empregado".
Como calcular
O 13º é devido por mês trabalhado, ou fração do mês igual ou superior a 15 dias. Desta maneira, se o empregado trabalhou, por exemplo, de 1º de janeiro à 14 de março, terá direito a 2/12 (dois doze avos) de 13º proporcional, pelo fato da fração do mês de março não ter sido igual ou superior a 15 dias. Desta forma, o cálculo é feito mês a mês, observando sempre a fração igual ou superior a 15 dias. 
“As médias dos demais rendimentos como hora extra e comissões adicionais são também somadas ao valor do salário usado como base para o cálculo do décimo terceiro. Trabalhadores que só recebem comissão devem calcular o valor baseando-se na média aritmética das comissões recebidas durante o ano ou conforme Convenção Coletiva da categoria, seguindo sempre o que for considerado mais benéfico”, acrescenta Giusti.
Existem descontos?
Como em um salário normal, também ocorrem uma série de descontos no décimo terceiro do trabalhador, porém somente na 2ª parcela, que são Imposto de Renda (IR), a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Pensões Alimentícias, quando mensurado nos ofícios, e as famosas contribuições associativas previstas em algumas convenções coletivas.
No que tange a impostos, no intuito de fracionar o pagamento aos empresários, diferente dos descontos, o FGTS é pago nas duas parcelas, juntamente com a remuneração salarial do mês do pagamento, seus percentuais variam: 8% para empregados celetistas e domésticos quando aplicável e 2% no caso de menor aprendiz.
Se ocorrer demissão antes do pagamento?
Ponto importante é que é que o valor deverá ser pago na rescisão de contrato em casos de demissão sem justa causa, pedido de dispensa, fim de contrato por tempo determinado (inclusive os contratos sazonais, por safra) e aposentadoria, e o valor deverá ser proporcional aos meses em serviço. Já quando ocorre a demissão com justa causa, o trabalhador perde esse benefício e caso já tenha sido paga a primeira parcela, como o mesmo perdeu o direito ao recebimento, o valor efetivamente adiantado deverá ser abatido do saldo de salário ou demais verbas rescisórias.
Caso a data máxima de pagamento do décimo terceiro caia em um domingo ou feriado, "o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior. O pagamento da gratificação em uma única parcela, como feito por muitos empregadores, normalmente em dezembro, é ilegal, estando o empregador sujeito a multa", alerta Fabiano Giusti.
Link: http://www.administradores.com.br/

CAGED – Novas Regras Valem a Partir de 1º de Outubro de 2014

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) deverá ser entregue por meio eletrônico, com a utilização do Aplicativo do CAGED Informatizado – ACI ou outro aplicativo fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
Com a publicação da Portaria 1.129/2014 o Ministério do Trabalho estabeleceu nova forma para o envio do caged, sendo:
a) Na data de início das atividades do empregado (para aquele que está em gozo do benefício do seguro desemprego ou se já deu entrada no requerimento); e
b) Até o dia 7 do mês seguinte ao da admissão.
Você pode transmitir o arquivo caged gerado pela folha de pagamento diretamente pelo site do MTE clicando aqui. Na tela que se abre clique em “escolher arquivo”, localize o arquivo gerado pela folha que está gravado em seu computador ou CD, digite os códigos que aparece no site e clique em “enviar”.
Link: http://direito-trabalhista.com/


Micro e Pequenas Empresas terão E-Social específico


A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) vai abrir uma consulta pública eletrônica, por 30 dias, para desenvolver o E-Social voltado para as micro e pequenas empresas. No novo modelo, serão unificados o recolhimento de tributos e as obrigações que precisam ser cumpridas pelas MPEs.
O anúncio foi feito em Mogi das Cruzes, nessa terça-feira (30), pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, durante a Caravana da Simplificação, que foi realizada no Centro de Formação da Prefeitura da cidade.
Em sua apresentação, o ministro Guilherme Afif destacou as importantes modificações no Simples Nacional, garantidas após a sanção da Lei 147/14. Entre eles estão:
  • A obrigação de legislação adaptada às necessidades das MPEs;
  • A universalização do Simples, que garante a entradas das empresas no modelo de acordo com o porte;
  • O fim da exigência das certidões negativas para abertura e fechamento de empresas;
  • O critério da dupla visita para autuação;
  • O cadastro único para as MPEs; e
  • As modificações nos processos de compras públicas, que passam contemplar as micro e pequenas empresas nas licitações de até 80 mil reais.
Além disso, Afif ressaltou o potencial de geração de emprego e renda das micro e pequenas empresas, que são responsáveis por 97% da força empresarial no País.
“Hoje, 52% dos empregos no Brasil são gerados pelas 9 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras. Se cada uma unidade de negócios gerar um emprego que seja, são 9 milhões de novos empregos no País. Isso representaria um aumento de 28% na taxa de emprego no setor privado e um impacto indireto em aproximadamente 36 milhões de pessoas. É um aumento significativo e que deve ser incentivado sempre”, disse Afif.
Link: http://www.brasil.gov.br

Baixa imediata de CNPJ começa dia 8

Daniel Lansky

A baixa automática de CNPJ vai se tornar realidade a partir de 8 de outubro, em Brasília. A novidade foi anunciada pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, durante mais uma etapa da Caravana da Simplificação, que ontem visitou a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O evento, que aconteceu no teatro Cacilda Becker, reuniu autoridades locais, empresários e representantes de entidades de classe dos municípios da região. São Bernardo é a 11ª cidade a receber a Caravana que hoje vai para Santos.
Durante entrevista coletiva, o ministro disse que vai reunir representantes das Juntas Comerciais de todo o País, em Brasília, em cerimônia que vai consolidar um processo que vem sendo construído desde que assumiu a SMPE. “A Lei 147/14, que alterou as regras do Simples, continua a surtir efeitos bem positivos. Agora, vamos encerrar empresas na hora em Brasília. Até o final do ano, faremos isso em todo o País”, comemorou.
O ministro destacou que o processo de baixa na hora dos CNPJs já havia avançado com o fim da exigência de certidões negativas, medida adotada pela SMPE no final de agosto e baseada na nova lei. Com isso, o empresário passa a poder dar baixa no CNPJ e a ter os débitos da empresa transferidos para o seu CPF.
No processo de abertura de empresas, o fim da obrigatoriedade das certidões representa uma verdadeira revolução: o empresário vai poder abrir uma outra empresa mesmo que tenha débitos em seu nome. “Ele ganha uma segunda chance para prosperar e, até mesmo, para poder pagar suas dívidas com os fiscos. Não é certo que o insucesso empresarial tenha que representar a morte do cidadão como empresário”, esclareceu o ministro Guilherme Afif.
Em sua apresentação, o ministro aproveitou para destacar os pontos mais importantes da nova Lei do Simples, que traz 81 medidas que beneficiam as micro e pequenas empresas. Entre eles, a universalização do Simples, que garante a entrada no regime de tributação de acordo com o porte da empresa e não mais pelo setor em que opera. Com isso, todas as empresas com faturamento anual de até 3,6 milhões por ano, poderão aderir ao Simples”. Foram incorporados com a lei mais de 140 setores profissionais que englobam cerca de 450 mil empresas de prestação de serviços na área intelectual e de profissionais liberais de profissões regulamentadas que poderão optar pelo modelo de tributação”.
Outro ponto de destaque da legislação é a garantia do tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas que está na Constituição Federal. O novo texto determina que, nenhuma nova lei, norma ou regulamento, alcança as MPEs se as regras diferenciadas não estiverem claras. “Se no texto das novas normas não deixar claro o que a micro e pequena empresa devem fazer, essa regra não vale para os pequenos. Este dispositivo é uma espécie de marquise protetora contra o lixo burocrático e corporativo jogado na cabeça dos pequenos pelas União, Estados e Municípios”, disse o ministro.
A nova lei estabelece também o critério da dupla visita para autuação. Nenhuma multa poderá ser lavrada contra uma MPE se o empresário não foi orientado antes de autuado. A ida do fiscal tem que ser, na primeira vez, para esclarecer. O empreendedor só será autuado em caso de desobediência às adequações estabelecidas na primeira visita. Esse processo não se aplica em caso de dolo.
O processo de compras públicas também passou por alteração após a sanção da nova legislação do Simples. A lei anterior (123/06), indicava que o poder público poderia comprar de pequenas empresas. O novo texto determina que o poder público deverá comprar das MPEs. “Este será um dos maiores instrumentos de desconcentração de renda no País, pois os processos licitatórios deverão ser regionalizados para dar oportunidades aos pequenos empresários”, destacou o ministro Afif.
A adoção de um cadastro único pelas empresas também foi abordada pelo ministro em sua palestra. Previsto na Constituição Federal e nunca implementado, o Cadastro Nacional único deverá se tornar realidade. “A empresa passa a ter um único número para todo o Brasil, acabando com as inscrições estadual, municipal, no Corpo de Bombeiros, na Vigilância Sanitária e no meio ambiente. Com o cadastro único, que é o CNPJ, caberá aos municípios e aos estados compartilharem as informações das MPEs, acabando com a proliferação descentralizada de arquivos.
MEIs e Pronatec – O ministro Guilherme Afif aproveitou o evento para destacar dois assuntos importantes: a evolução significativa do Microempreendedor Individual (MEI) e o Pronatec Aprendiz, programa de profissionalização voltado para jovens.
Em relação ao MEI, o ministro disse que o modelo é um grande sucesso e que garante a saída da informalidade e a garantia dos direitos do cidadão. “São milhões de profissionais como marceneiros, carpinteiros, manicures, pipoqueiros, mecânicos, pequenos comerciantes, que nos últimos quatro anos trouxemos para a formalidade. São hoje 4,4 milhões de pessoas. Nossa meta é formalizar 1 milhão de MEIs por ano. E lembro que 4,4 milhões é mais que a população do Uruguai. Brasileiros que se encontravam na total informalidade”.
Para o ministro, Guilherme Afif, o Pronatec Aprendiz é mais do que uma oportunidade de formalização, mas uma grande porta de entrada para a formação de cidadãos. “Estando abrindo as portas do mercado de trabalho para todos aqueles jovens que tenham interesse em se profissionalizar. Queremos os jovens no mercado de trabalho, não na rua. Queremos os jovens se sentindo úteis para a nossa sociedade”.
Link: http://www.dcomercio.com.br/2014/10/01/baixa-imediata-de-cnpj-comeca-dia-8

Investor

Educação a Distância