A evolução da contabilidade e os sistemas

Foi elaborada uma pesquisa de campo para obter informações verídicas

Katherinne Kristinne Chela e Marceli Serpe

Foi elaborada uma pesquisa de campo para obter informações verídicas, sendo o foco principal deste estudo de caso com ênfase na área de Ciências Contábeis, com objetivo de analisar as adaptações nos escritórios desde a contabilidade feita de forma manualmente à contabilidade informatizada, abrangendo também os sistemas de informações utilizadas pelas empresas de São Mateus do Sul-Paraná. Foram 32 entrevistados, que puderam nos auxiliar neste estudo.

QUESTIONÁRIO
 Questão 1. Dados do Entrevistado
 O objetivo dessa questão é evidenciar a ocupação dos profissionais que se disponibilizaram a colaborar com nossa pesquisa de campo, para observar os pontos de vistas diferentes. Dentre os escritórios que efetuamos a pesquisa 60% dos entrevistados são contadores formados em Bacharel em Ciências Contábeis. 35% são Técnicos em Contabilidade os 5% são de auxiliares de contabilidade.

Questão 2: Dentre as empresas que seu escritório presta serviços, em que segmento elas atuam?
 O foco dessa pergunta é analisar os segmentos das empresas que os escritórios efetuam seus serviços contábeis, com o intuito de afirmar a importância da tecnologia ao longo dos anos, que foi vital para o desenvolvimento e crescimento das empresas que qualquer ramo. Dentre os escritórios entrevistados, às empresas em que prestam contabilidade são 40% Comercial e Prestação de Serviços, 30% Comercial, 28% Prestação de Serviços e 2% de segmento industrial.

Questão 3. Com a evolução da tecnologia ao longo do tempo houve muitas mudanças desde a contabilidade manual à informatizada. A empresa entrevistada já passou pela fase em que contabilidade era feita sem sistemas informatizados?
  O objetivo dessa pergunta é observar as mudanças ocorridas na contabilidade, manual a informatizada nos escritórios ao longo do tempo para poder constatar como foi essa adaptação manual à tecnológica. A maioria dos respondentes da pesquisa não passou pela etapa em que a contabilidade maquinizada esta em adaptação a contabilidade informatizada, são escritórios mais recentes que já trabalham com a tecnologia integrada. 20% dos respondentes possui escritório contábil em São Mateus do Sul de longa data, a maioria são técnicos contábeis que presenciaram a fase da contabilidade maquinizada, onde a escrituração era feita em máquina de escrever á máquinas de contabilidade até a chegada do computador.
Questão 4: A Contabilidade Informatizada substitui completamente a contabilidade feita de forma manual e mecanizada?
O objetivo dessa pesquisa é analisar a substituição da contabilidade manual a mecanizada à informatizada nos escritórios para podermos observar como foi essa adaptação. Foi unânime a resposta. Demos outras opções de respostas para analisamos os pontos de vista diferentes, mas, todos os entrevistados responderam que a contabilidade informatizada substitui completamente a forma de contabilidade feita anteriormente, e é impossível fazê-la atualmente de outra forma
Questão 5: Sua empresa já vivenciou a adaptação da Contabilidade de forma manual a mecanizada?
O objetivo dessa pergunta é observar se os escritórios em que efetuamos a pesquisa já passaram por pela fase onde a contabilidade era feita de forma manual, e posteriormente mecanizada, a fim de comparar as mudanças ocorridas, suas vantagens e desvantagens. Como já mencionado, a maioria dos escritórios em que efetuamos a pesquisa são escritórios mais recentes, que não passaram pelas fases anteriores à informatizada.  Os 20% dos entrevistados que já vivenciaram essa adaptação nos conta que até chegar à fase informatizada a Contabilidade passou por várias etapas. Um dos nossos entrevistados nos relata que a contabilidade era feita de forma manuscrita, ou seja, o diário, o razão era feitos de forma manual, logo mais a maquinizada a mecanizada até chegar ao método eletrônico ao informatizado
Questão 6: Seu escritório possui algum sistema de informação?
O foco dessa pergunta é verificar se todos os escritórios de São Mateus do Sul em que efetuamos a pesquisa trabalham com sistema de informação para podermos analisar quais são utilizados e se suprem as necessidades totais do escritório em que o implantou. Todos os escritórios de São Mateus do Sul possuem Sistemas de Informação, relata um dos nossos contadores entrevistados que é impossível nos dias atuais não ter um Sistema de Informação, com ele pode-se importar dados, armazenar e ajudar na tomada de decisões da empresa. Dentre as empresas entrevistadas utilizam os Sistemas de Informação EBS Sistemas e SCI.
Questão 7: Hoje, atualmente  seu escritório conseguiria trabalhar sem os sistemas informatizados?
O objetivo dessa pergunta é saber se os profissionais dos escritórios em que a pesquisa foi efetuada conseguiriam trabalhar sem os sistemas informatizados nos dias atuais. Fizemos essa pergunta já que teve uma pequena porcentagem de profissionais que já trabalharam na fase em que a contabilidade era feita de forma manual. Ma a resposta foi precisa por todos os respondentes. Não, conseguiriam trabalhar sem os sistemas informatizados nos dias de hoje, já que não se admite métodos de escrituração feitos de forma manual. A Informática tornou-se ferramenta de trabalho para a contabilidade,
Questão 8: Os recursos oferecidos pelo software utilizado são capazes de suprir todas as necessidades da empresa?
 A razão de abordarmos essa pergunta é sabermos se recursos oferecidos pelo software utilizado são capazes de suprir todas as necessidades da empresa para posteriormente analisarmos e compararmos da contabilidade manual a mecanizada até a contabilidade informatizada e integralizada. Todos os respondentes da pesquisa responderam que sim. Os sistemas de informações deles escolhidos, ou foi indicação de fornecedores, ou o preço baixo, mas ambos dos sistemas utilizados nos escritórios utilizados usam dos mesmos recursos. E todos estão muito satisfeitos com seus sistemas de integração.
Questão 9: Acha totalmente seguro o Sistema de Informação utilizado pela sua empresa?
O foco dessa pergunta é irmos mais a fundo nos sistemas de informação da empresa, observamos se a empresa em que foi efetuada a pesquisa tem confiança em seu sistema, a fim de unirmos informações para tirar conclusões das vantagens e desvantagens da contabilidade feita de maneira informatizada. A porcentagem minoritária que respondeu não a pergunta, é devido a alguns problemas com rede, atualizações de vírus para manter seguro o sistema de informação.  Os respondentes que respondeu sim, também se precaverem com backups diários, acham normais, pois eles alimentam o sistema, também o asseguram que os dados estejam completamente salvos, caso haja algum imprevisto, como falta de rede de internet, ou outros problemas que estão sujeitos, como vírus que foi mencionado por outros respondentes.
Questão 10: A evolução da contabilidade juntamente com os sistemas de informação tornou o mercado mais competitivo?
Essa pergunta busca saber se a evolução da contabilidade e os sistemas de informação, tornou o mercado competitivo, para podermos comparar a contabilidade nos dias atuais e antigamente que era feita da mesma forma, com os mesmos recursos manuais. A resposta dada por todos os respondentes foi sim, as empresas estão se adaptando cada vez mais a recursos mais avançados, devido ao comporte do próprio mercado, por exemplo, hoje em dia seria impossível uma empresa trabalhar sem acesso a Internet, aos Sistemas. Acreditam que tempo é dinheiro, com programas mais rápidos podem dar mais assistência ao cliente, realizando várias funções ao mesmo tempo.
Questão 11. O sistema possibilita a contabilidade colaborar mais nas tomadas de decisão da empresa?
O objetivo dessa pergunta é se o sistema utilizado na empresa é utilizado nas tomadas de decisão da empresa. A resposta foi unânime, sim, por que fornece informações necessárias para melhor atendimento ao cliente. Possui vários relatórios que podem ser usado na situação que o cliente deseja. Alimentado de forma correta, o sistema se torna prático, rápido podendo ter todas as informações para as tomadas de decisões.
Questão 12: O sistema oferece segurança, confiabilidade e rapidez nas informações ou relatórios fornecidos?
O objetivo desta pergunta é sabermos se o sistema escolhido pela empresa oferece segurança e rapidez em suas atividades diárias. Todos os respondentes acreditam que fizeram a melhor escolha em seu Sistema de informação escolhido. Os fatores que levaram a eles escolherem o sistema É; a melhoria no acesso as informações, propiciando os relatórios mais precisos e mais rápidos, otimização na prestação dos seus serviços e clientes e facilidade de organização e velocidade. Mas lembrando que quem alimenta o sistema são os profissionais.

ANALISE DOS RESULTADOS OBTIDOS

O presente estudo de campo consistiu em relatar a evolução tecnológica da contabilidade com informações e opiniões de pessoas que trabalham na área contábil, nos mostra as mudanças no cenário contábil, como o surgimento dos sistemas informatizados.
As empresas estão investindo cada vez mais em sistemas avançados, os profissionais da área contábil necessitam constantemente estar aprimorando seus conhecimentos e buscando novas técnicas e sistemas  para melhor atender seu cliente. Nesse sentido verifica-se a necessidade de sistemas que permitam as empresas e aos profissionais de contabilidade seguir o crescimento proporcionado pela competitividade de mercado.
Os avanços tecnológicos evoluem de acordo com as exigências de mercado. A informática proporcionou a contabilidade inúmeras vantagens como facilidade, organização, velocidade e segurança das informações.A grande diferença das tecnologias de ontem e de hoje é que agora elas são integradas, ou seja, são utilizadas de forma associada.

O presente artigo foi orientado pelo Professor Ms.Roni Simão, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Fonte: O Autor

Nenhum comentário:

Investor

Educação a Distância