12 cuidados na hora de ampliar a sua sociedade

Tocar um negócio é tarefa árdua. Exige disciplina, coragem e muito um empenho.

Isso é conhecido, porém, quando o esforço demandado começa a ultrapassar os limites do razoável, talvez tenha chegado a hora de atrair um(a) novo(a) sócio(a), e como sabemos sociedade é algo que se forma com cautela e caldo de galinha.

Bem formatada e escolhida, pode funcionar como uma alavanca para o futuro, mas se não funcionar, certamente representará um retrocesso difícil de administrar.

Entretanto, com a adoção de alguns cuidados na hora de selecionar esse novo casamento, as chances de sucesso aumentam exponencialmente, e como resultado todos ganham: a empresa, os sócios (antigos e novos) e sua saúde também (a biológica e a financeira).

Vamos lá:

1. Antes de tudo saiba com clareza quais são os motivos que a levaram a decisão de atrair um(a) novo(a) sócio(a). Com isso, poderá selecionar a partir de parâmetros específicos e assim elevar as chances de êxito.

2. Não se baseie nas ultimas modinhas de gestão, escolha com objetividade e de forma totalmente particularizada para com a realidade da sua empresa;

3. Não se preocupe em encontrar pessoas que pensem rigorosamente em sintonia com você, por um único motivo: essas pessoas simplesmente não existem. Naturalmente o que deve existir é uma boa convergência de pensamento, filosofia empreendedora e visão do negócio, mas nada além disso. Em resumo, prepare-se para enfrentar eventuais conflitos de ideias. Isso ocorrendo de forma saudável e estruturante traz benefícios para todos. Busque competências e perfis complementares.

4. Saiba identificar perfis efetivamente empreendedores, mesmo que o novo(a) sócio(a) venha para administrar o dia-a-dia, essa pegada é fundamental, afinal de contas dividirão responsabilidades, buchas, lucros e prejuízos, quando for o caso. Deve ser alguém que alimente fervorosamente o sonho de independência e liberdade, e que por conta disso esteja preparada para enfrentar adversidades, obstáculos, sempre com paciência e perseverança.

5. Evite fanáticos desprovidos do mínimo de auto ceticismo. É importante acreditar no que se faz ou no que se investe, mas levar-se a sério demais pode ser perigoso, pois anula o senso crítico e dilui a sensibilidade diante de perigos e abismos.

6. Evite pessoas que enveredam pelo empreendedorismo como solução. Esta escolha deve ser antes uma opção. Está mais para vocação do que para a união do útil ao agradável.

7. Tente captar como essa pessoa reagiria em momentos de grande estresse ou fadiga. A serenidade e a resistência emocional são características fundamentais em um sócio(a).

8. Procure pessoas que saibam discutir no campo das ideias, argumentando e expondo motivos e conclusões com lógica, mas também com autoconfiança suficiente para ceder e aceitar que foi voto vencido em um embate, com naturalidade. Um(a) novo(a) sócio(a) deve saber conviver e encarar as discussões como algo natural, pois mais acaloradas que sejam.

9. Pode parecer um clichê, mas só admita sócios com valores éticos elevados, para quem a honestidade é um valor e não um comportamento útil diante da ditadura do politicamente correto.

10. O novo sócio(a) deve ser alguém que goste de trabalhar duro, sem exageros, mas que encontre no trabalho uma forma de satisfação e afirmação da existência.

11. Procure pessoas que saibam conviver com os erros. Eles são inevitáveis, mas não saber como lidar com eles no dia seguinte pode ser contraproducente e fatal.

12. Tente trazer gente mais experiente e mais competente do que você. Todos ganham com isso.

Boa sorte

Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial, empresa que atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

CUIDADOS NA HORA DE ADQUIRIR UMA EMPRESA

Você decidiu ser um Empreendedor e pretende adquirir uma
empresa já em funcionamento. Como todo novo negócio, é adequado
que você o estude com muito cuidado para não ter surpresas no
futuro.
Relacionamos abaixo 15 verificações que devem ser feitas para
se cercar de várias informações importantes. Certamente lhe
ajudarão muito a tomar a decisão certa.
1) Não basta achar que o negócio é interessante. Você deve se ver
dirigindo tal negócio, ou seja, se as suas características pessoais
estão de acordo com a nova atividade pretendida.
2) Converse com os sócios do Negócio para saber os motivos pelos
quais estão vendendo a empresa. Converse também com
fornecedores e clientes, se possível.
3) Se for uma franquia, converse com outros f ranqueados para
saber se o negócio é realmente o que os f ranqueadores alardeiam.
Muitas vezes não é.
4) Procure um contabilista para levantar todas as certidões
negativas da empresa. Essas certidões mostrarão se a empresa está
devendo e, caso positivo, quanto é essa dívida. Tire certidões do
FGTS, do INSS, da Receita Federal – que vem conjugada com a da
Dívida Ativa da União. Pesquise também as certidões nos cartórios
de protestos de títulos locais e ainda órgãos como Serasa, para
saber se a empresa está devendo nos bancos. Às vezes as dívidas
podem ser negociadas e entrar na transação de compra.
5) Faça Pesquisas. Descubra o máximo que puder sobre o Negócio.
Por exemplo, pesquise se o ponto é bom para a atividade, anotando
quantos clientes entram na loja – se for um ponto de varejo – e
quantos passam na frente da loja, para ter uma idéia do potencial de
negócio. Calcule o ‘ ticket médio’.
6) Passe uns dias “t rabalhando” na empresa, se possível .
Descubra como é executada a parte operacional da empresa e quais
controles existem.
7) Têm empregados? Verifique o organograma da empresa e saiba
o que cada um faz. Negocie o passivo trabalhista.
8) Saiba quanto precisará investir, além do preço pago. Pintura,
substituição de equipamentos, compra de estoque, tudo isto pode
aumentar sobremaneira o valor a ser investido.
9) Faça contas. Saiba sim quanto a empresa fatura, mas saiba
quanto ela gasta com os chamados gastos fixos (aluguel, folha de
pagamento, energia, telefone) e também os variáveis, como
impostos, mercadorias, comissões, frete, etc.
10) Calcule os indicadores de desempenho do negócio como está
atualmente, tais como rentabilidade, lucratividade, margem de
contribuição e ponto de equilíbrio. A partir desses dados você poderá
projetar a situação futura e também poderá analisar se o valor que
está sendo pago pelo negócio retornará em que porcentagem e em
que período de tempo.
11) Conheça o perfil dos clientes atuais da empresa.
12) Descubra quais nichos de mercado que a empresa não está
atingindo e, como fazer para ampliar a carteira de clientes.
13) Saiba se a empresa está iniciando as atividades ou está há
muito tempo no mercado, se a marca está desgastada e como está o
atendimento ao cliente.
14) Se o Negócio vai ser pago em parcelas, veja quanto será
necessário ter mensalmente e já usar o Fluxo de Caixa, mas também
não se esqueça de provisionar o necessário para o Capital de Giro.
15) Caso não tenha conhecimento para levantar estes e outros
dados, cont rate uma Due Diligence (auditoria). A missão desse grupo
de profissionais altamente qualificados é conhecer as empresas ou
unidades envolvidas nos processos de compras e vendas, avaliar
seus ativos, os riscos das operações, quantificar passivos ocultos e
apurar as eventuais contingências f iscais, trabalhistas e, cada vez
mais, as ambientais que podem vir a se materializar após o
fechamento do negócio.


Investor

Educação a Distância