12 cuidados na hora de ampliar a sua sociedade

Tocar um negócio é tarefa árdua. Exige disciplina, coragem e muito um empenho.

Isso é conhecido, porém, quando o esforço demandado começa a ultrapassar os limites do razoável, talvez tenha chegado a hora de atrair um(a) novo(a) sócio(a), e como sabemos sociedade é algo que se forma com cautela e caldo de galinha.

Bem formatada e escolhida, pode funcionar como uma alavanca para o futuro, mas se não funcionar, certamente representará um retrocesso difícil de administrar.

Entretanto, com a adoção de alguns cuidados na hora de selecionar esse novo casamento, as chances de sucesso aumentam exponencialmente, e como resultado todos ganham: a empresa, os sócios (antigos e novos) e sua saúde também (a biológica e a financeira).

Vamos lá:

1. Antes de tudo saiba com clareza quais são os motivos que a levaram a decisão de atrair um(a) novo(a) sócio(a). Com isso, poderá selecionar a partir de parâmetros específicos e assim elevar as chances de êxito.

2. Não se baseie nas ultimas modinhas de gestão, escolha com objetividade e de forma totalmente particularizada para com a realidade da sua empresa;

3. Não se preocupe em encontrar pessoas que pensem rigorosamente em sintonia com você, por um único motivo: essas pessoas simplesmente não existem. Naturalmente o que deve existir é uma boa convergência de pensamento, filosofia empreendedora e visão do negócio, mas nada além disso. Em resumo, prepare-se para enfrentar eventuais conflitos de ideias. Isso ocorrendo de forma saudável e estruturante traz benefícios para todos. Busque competências e perfis complementares.

4. Saiba identificar perfis efetivamente empreendedores, mesmo que o novo(a) sócio(a) venha para administrar o dia-a-dia, essa pegada é fundamental, afinal de contas dividirão responsabilidades, buchas, lucros e prejuízos, quando for o caso. Deve ser alguém que alimente fervorosamente o sonho de independência e liberdade, e que por conta disso esteja preparada para enfrentar adversidades, obstáculos, sempre com paciência e perseverança.

5. Evite fanáticos desprovidos do mínimo de auto ceticismo. É importante acreditar no que se faz ou no que se investe, mas levar-se a sério demais pode ser perigoso, pois anula o senso crítico e dilui a sensibilidade diante de perigos e abismos.

6. Evite pessoas que enveredam pelo empreendedorismo como solução. Esta escolha deve ser antes uma opção. Está mais para vocação do que para a união do útil ao agradável.

7. Tente captar como essa pessoa reagiria em momentos de grande estresse ou fadiga. A serenidade e a resistência emocional são características fundamentais em um sócio(a).

8. Procure pessoas que saibam discutir no campo das ideias, argumentando e expondo motivos e conclusões com lógica, mas também com autoconfiança suficiente para ceder e aceitar que foi voto vencido em um embate, com naturalidade. Um(a) novo(a) sócio(a) deve saber conviver e encarar as discussões como algo natural, pois mais acaloradas que sejam.

9. Pode parecer um clichê, mas só admita sócios com valores éticos elevados, para quem a honestidade é um valor e não um comportamento útil diante da ditadura do politicamente correto.

10. O novo sócio(a) deve ser alguém que goste de trabalhar duro, sem exageros, mas que encontre no trabalho uma forma de satisfação e afirmação da existência.

11. Procure pessoas que saibam conviver com os erros. Eles são inevitáveis, mas não saber como lidar com eles no dia seguinte pode ser contraproducente e fatal.

12. Tente trazer gente mais experiente e mais competente do que você. Todos ganham com isso.

Boa sorte

Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial, empresa que atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

Investor

Educação a Distância