Primeiro passo do próprio negócio

Colaborando para transformar sua idéia de negócio numa oportunidade, organizamos informações sobre várias atividades empresariais. Os resumos estão agrupados por ordem afabética, dentre os setores de indústria, comércio e prestação de serviços.

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Academia de Dança, Academia de Ginástica, Açougue, Administradora de Condomínio, Agência de Empregos, Agência de Propaganda, Agência de Viagem, Água Mineral -engarrafamento, Alambique, Aluguel de Roupas para Festa, Armarinho, Auto-Escola, Banca de Jornal, Bar, Boliche, Bonbonnière, Bufê, Cafeteria, Canil, Casa de Festas, Casa de Repouso, Choperia, Churrascaria, Cinema, Clínica de Estética, Clínica de Fisioterapia, Clínica Médica, Clínica Odontológica, Clínica Veterinária, Confecção de Artigos para Bebês, Confecção de Moda Íntima, Confecção de Roupa de Tricô, Confeitaria, Copiadora, Cozinha Industrial, Curso Supletivo
Cursos Livres (Idiomas, Informática, Preparatório), Cybercafé, Dedetizadora, Distribuidora de Doces, Entrega Rápida, Escola de Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Escola de Ensino Fundamental e Médio, Escola de Natação, Escritório de Arquitetura Paisagística, Escritório de Cobrança, Fábrica de Brindes, Fábrica de Chocolate,Fábrica de Fraldas Descartáveis, Fábrica de Sabão em Barra, Fábrica de Sabão em Pó, Fábrica de Sorvetes, Farmácia de Manipulação, Farmácia e Drogaria, Floricultura, Fornecimento de Refeições (quentinhas), Laboratório de Prótese Dentária, Lan House, Lanchonete, Lava Rápido, Livraria, Loja de Artigos para Festa, Loja de Bijuterias, Loja de Brinquedos, Loja de Calçados, Loja de Informática, Loja de Materiais e Equipamentos para uso Médico-Veterinário, Loja de Material de Construção, Loja de Moda Íntima, Loja de Produtos Naturais, Oficina de Conversão - GNV, Oficina Mecânica, Papelaria
Pastelaria, Peixaria, Pet Shop, Pizzaria, Reciclagem de Cartuchos, Serviços de Conservação e Limpeza, Sorveteria e Vidraçaria.

Fonte: Sebrae RJ

Quais são suas projeções para 2009 ??? CONTINUAÇÃO.


11. Qual é o tamanho de seu ego? Um ego grande ou forte é
importante (e natural) para qualquer empreendedor. No entanto,
quando exagerado, dificultará a tomada de decisão de forma
racional e o cegará nas adversidades. Peça uma opinião sincera a
pessoas de confiança, e se ficar evidente que seu ego é maior que
seu negócio, trabalhe nele para voltar à realidade.
12. Seu negócio está alinhado com sua filosofia de vida? Isto não é o
mesmo que acreditar em seu sonho. Seu sonho pode ser ficar
milionário, mas a forma de atingir a fortuna pode não ser condizente
com o que você acredita. Por exemplo, poderia tentar ganhar uma
fortuna vendendo um produto poluente, enquanto acredita na
ecologia e na preservação dos recursos naturais. Se algo assim
acontece, seu negócio não irá muito longe porque
inconscientemente você será contra seu crescimento. Existem
muitas oportunidades de negócio no mundo, procure aquela que o
faça se sentir bem.
13. Seu atendimento ao cliente é de primeira? Não importa o que
você vende, quais são seus preços ou qual é seu público alvo. Sua
empresa sempre deve ter um atendimento ao cliente de alta
qualidade. Esta será a base de crescimento de seu negócio.
14. Suas atividades estão bem escolhidas? Seu tempo é limitado, e
você tem muito a fazer. Como já citado, aprenda a delegar e a
gerenciar seu tempo. No entanto, saiba também escolher quais
atividades realmente deveria fazer. Não corra atrás de clientes com
pouco potencial de compra, invista tempo em projetos de baixo
retorno ou fique fazendo um microgerenciamento das atividades de
sua empresa. Não trabalhe MAIS, trabalhe MELHOR.
15. Você tem um plano de marketing? Se você não tem um plano
para divulgar sua mensagem, saber quais pessoas quer atingir, e
como, quando e aonde sua mensagem será divulgada, preocupe-se.
Talvez a atividade mais importante do empreendedor seja vender.
Seu produto pode ser o melhor do mundo, mas se não consegue
mostrá-lo às pessoas certas da forma certa, ficará encalhado.
16. Sua rede de contatos é eficiente? O importante não é conhecer
muita gente, é conhecer as pessoas certas. Sua rede de
relacionamento profissional deve ser formada de pessoas cuja
referência a seu trabalho realmente tenham valor e pessoas que
possam lhe dar um apoio nos momentos de dúvida e dificuldades.
Trate seus bons clientes como potenciais divulgadores de seu
negócio. Tenha uma postura confiante, não arrogante. E mais
importante: aprenda a oferecer antes de pedir.
17. Você e seus funcionários entendem o processo de vendas? Além
de divulgar sua mensagem (plano de marketing), as pessoas
envolvidas no contato com o cliente devem saber vender. Não falo
somente sobre os vendedores “formais” da empresa, já que é
importante entender que em cada interação do cliente com sua
empresa, seu produto ou serviço deve estar sendo vendido direta ou
indiretamente. Além disso, sua equipe de vendedores deve ser
treinada em técnicas de vendas, para que cada contato seja
realmente eficiente. Um pequeno erro pode causar a perda de um
ou vários clientes.
18. Você trata seus funcionários com respeito? Se eles não gostam de
você ou da empresa, suas chances de sucesso são muito limitadas.
Mesmo que você não possa oferecer os melhores salários, benefícios
e cursos, um clima de respeito e cordialidade já é um passo
essencial para que eles deem o melhor de si pela sua empresa. Já
tão bom quanto seus funcionários.
19. Você faz algo para aliviar o stress? Se você não tem um hobby,
pratica um esporte e tem tempo para sua família e amigos, seu
negócio está dominando você, e isso não é saudável. Caso seu
negócio cresça, a situação ficará ainda pior e isto afetará seus
relacionamentos e sua saúde. Defina os momentos nos quais deve
esquecer um pouco do trabalho e se dedicar a outras coisas da vida.
De outra forma, chegará o momento no qual não aguentará mais e
seu negócio também sofrerá com isso.
20. Você pede conselho? Ninguém sabe tudo sobre qualquer assunto.
Isto é um fato. Mesmo que você conheça muito bem seu negócio e
tenha muito sucesso no que faz, sempre há algo no qual possa
melhorar. Isto é válido especialmente em fases de crescimento do
negócio, já que poderão surgir situações novas e inesperadas, e ter
pessoas que saibam lhe orientar e ajudar pode fazer toda a
diferença.
Fonte: SalesVantage

Quais são suas projeções para 2009 ???

Muitas Pequenas empresas passam pelo momento de decisão de crescimento dos negócios. O sucesso em uma fase do ciclo de vida da empresa, novas oportunidades de produtos e clientes e boas expectativas quanto ao crescimento do mercado podem levar o empreendedor a procurar a ampliação de suas atividades.
Isto é muito positivo, mas quando este crescimento não é bem planejado e pensado, corre-se o risco de cometer erros que impedirão o crescimento ou até quebrarão a empresa. Não acredite que o sucesso de seu negócio continuará em uma operação maior e mais complexa. Seja arrojado, mas pé-no-chão.
As perguntas a seguir (com uma explicação bastante geral), servem para que o empreendedor reflita sobre suas intenções de crescimento e decidam se realmente está pronto para esta nova fase de seu negócio.
1. Falta Dinheiro? Seja realista com suas ambições e com o investimento necessário para atingir seus objetivos de crescimento. O pior que pode acontecer é entrar em uma fase de crescimento e ter que voltar atrás no meio do caminho por falta de dinheiro.
2. Seus objetivos de curto e longo prazo são claros? Sem objetivos claros, você correrá muito risco de ficar perdido, gastar dinheiro e estragar seu negócio. Sua equipe precisa deste direcionamento para ajudá-lo a chegar aonde quer. Os objetivos devem estar documentados.
3. Você conhece suas fprças e fraquezas
? É essencial que você saiba explorar suas oportunidades com seus pontos fortes, e entenda suas fraquezas para que elas possam ser corrigidas ou mitigadas. Por exemplo, se você sabe tudo sobre seu negócio, mas não sabe vender, provavelmente deva contratar vendedores experientes para que cuidem disso para você. Novamente: seja realista.
4. Seu crescimento está planejado? O plano pode ir mudando conforme a realidade do dia a dia, mas é essencial desenvolver um planejamento da expansão das atividades, para evitar tiros no escuro e gastos desnecessários. Saiba para onde você quer ir, e como pretende chegar lá. Avalie as mudanças necessárias em todas as áreas de sua empresa.
5. Você tem um plano estratégico? Além do plano de crescimento, você deve ter um plano estratégico. Pesquise seu negócio, seus clientes, seus concorrentes e entenda como eles afetam seu crescimento.
6. Você está ao par de sua indústria, mercado e tecnologia? Para tomar decisões corretas, você deve acompanhar constantemente a dinâmica dos negócios em sua área de atuação (e muitas vezes além dela). Leia revistas e outras publicações de seu setor, acompanhe websites, e descubra o que está acontecendo em seu mercado. Você não pode descobrir isso somente quando sentir um impacto em suas vendas. A antecipação às mudanças é primordial para qualquer empresa que quer crescer.
7. Seu tempo está bem gerenciado? Como líder da empresa, grande parte do sucesso do negócio dependerá do tempo que você dedica a ele. Um bom gerenciamento do tempo lhe permitirá atingir índices de produtividade condizentes com seus objetivos. Planeje as atividades de cada dia, priorize-as e faça primeiro as mais urgentes, conheça seus horários de melhor desempenho e sempre encontre tempo para relaxar.
8. Você consegue delegar? Por mais que você ache que é possível, saiba que você não conseguirá fazer tudo sozinho. Se deseja ver o crescimento de seu negócio, deve saber entregar parte da responsabilidade a alguns funcionários que se mostrem aptos a assumi-la. Desenvolva sua equipe e aprenda a confiar nela.
9. Você acredita em seu sonho e em si mesmo? Você deve realmente acreditar que está seguindo o seu sonho. Somente desta forma se entregará por completo ao sucesso do empreendimento e estará pronto para o crescimento do negócio.
10. Seu principal cliente é tão importante que seu negócio depende dele? Se isso acontece, preocupe-se. Você não pode ficar ser escravo de um único cliente. Nesta situação, o cliente provavelmente saberá isso e o usará contra você o tempo todo para conseguir melhores preços e condições. Além disso, o serviço para seus outros clientes será afetado já que toda sua energia estará concentrada em um único lugar. Não tente crescer nesta situação, já que o impacto da perda deste cliente seria ainda maior. Primeiro diversifique sua base de clientes, e depois pense no crescimento. (continua na próxima edição de post.)

Fonte: SalesVantage

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