Quais são suas projeções para 2009 ???

Muitas Pequenas empresas passam pelo momento de decisão de crescimento dos negócios. O sucesso em uma fase do ciclo de vida da empresa, novas oportunidades de produtos e clientes e boas expectativas quanto ao crescimento do mercado podem levar o empreendedor a procurar a ampliação de suas atividades.
Isto é muito positivo, mas quando este crescimento não é bem planejado e pensado, corre-se o risco de cometer erros que impedirão o crescimento ou até quebrarão a empresa. Não acredite que o sucesso de seu negócio continuará em uma operação maior e mais complexa. Seja arrojado, mas pé-no-chão.
As perguntas a seguir (com uma explicação bastante geral), servem para que o empreendedor reflita sobre suas intenções de crescimento e decidam se realmente está pronto para esta nova fase de seu negócio.
1. Falta Dinheiro? Seja realista com suas ambições e com o investimento necessário para atingir seus objetivos de crescimento. O pior que pode acontecer é entrar em uma fase de crescimento e ter que voltar atrás no meio do caminho por falta de dinheiro.
2. Seus objetivos de curto e longo prazo são claros? Sem objetivos claros, você correrá muito risco de ficar perdido, gastar dinheiro e estragar seu negócio. Sua equipe precisa deste direcionamento para ajudá-lo a chegar aonde quer. Os objetivos devem estar documentados.
3. Você conhece suas fprças e fraquezas
? É essencial que você saiba explorar suas oportunidades com seus pontos fortes, e entenda suas fraquezas para que elas possam ser corrigidas ou mitigadas. Por exemplo, se você sabe tudo sobre seu negócio, mas não sabe vender, provavelmente deva contratar vendedores experientes para que cuidem disso para você. Novamente: seja realista.
4. Seu crescimento está planejado? O plano pode ir mudando conforme a realidade do dia a dia, mas é essencial desenvolver um planejamento da expansão das atividades, para evitar tiros no escuro e gastos desnecessários. Saiba para onde você quer ir, e como pretende chegar lá. Avalie as mudanças necessárias em todas as áreas de sua empresa.
5. Você tem um plano estratégico? Além do plano de crescimento, você deve ter um plano estratégico. Pesquise seu negócio, seus clientes, seus concorrentes e entenda como eles afetam seu crescimento.
6. Você está ao par de sua indústria, mercado e tecnologia? Para tomar decisões corretas, você deve acompanhar constantemente a dinâmica dos negócios em sua área de atuação (e muitas vezes além dela). Leia revistas e outras publicações de seu setor, acompanhe websites, e descubra o que está acontecendo em seu mercado. Você não pode descobrir isso somente quando sentir um impacto em suas vendas. A antecipação às mudanças é primordial para qualquer empresa que quer crescer.
7. Seu tempo está bem gerenciado? Como líder da empresa, grande parte do sucesso do negócio dependerá do tempo que você dedica a ele. Um bom gerenciamento do tempo lhe permitirá atingir índices de produtividade condizentes com seus objetivos. Planeje as atividades de cada dia, priorize-as e faça primeiro as mais urgentes, conheça seus horários de melhor desempenho e sempre encontre tempo para relaxar.
8. Você consegue delegar? Por mais que você ache que é possível, saiba que você não conseguirá fazer tudo sozinho. Se deseja ver o crescimento de seu negócio, deve saber entregar parte da responsabilidade a alguns funcionários que se mostrem aptos a assumi-la. Desenvolva sua equipe e aprenda a confiar nela.
9. Você acredita em seu sonho e em si mesmo? Você deve realmente acreditar que está seguindo o seu sonho. Somente desta forma se entregará por completo ao sucesso do empreendimento e estará pronto para o crescimento do negócio.
10. Seu principal cliente é tão importante que seu negócio depende dele? Se isso acontece, preocupe-se. Você não pode ficar ser escravo de um único cliente. Nesta situação, o cliente provavelmente saberá isso e o usará contra você o tempo todo para conseguir melhores preços e condições. Além disso, o serviço para seus outros clientes será afetado já que toda sua energia estará concentrada em um único lugar. Não tente crescer nesta situação, já que o impacto da perda deste cliente seria ainda maior. Primeiro diversifique sua base de clientes, e depois pense no crescimento. (continua na próxima edição de post.)

Fonte: SalesVantage

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