Que tipos de ações levam uma empresa à falência

Seguem as devidas orientações:

- Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos.
- Ausência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado.
- Investimento não planejado, ou seja, investir, e fixar metas, sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais.
- Ausência de controle dos custos, bem como de outros controles internos ligados à capacidade de gerenciamento de uma empresa, tais como: compras, vendas, estoques, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc.
- Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro.
- Acumular dívidas e utilizar recursos emprestados, a uma alta taxa de juros, para suportar os gastos da empresa.
- Fazer vendas a prazo, sem adotar uma análise de crédito criteriosa, como comprovante de renda ou residência, referências, consultas de crédito, etc.
- Inexperiência dos sócios no ramo de atividade escolhido para o empreendimento.
- Remuneração dos sócios incompatível com a situação financeira da empresa.
Estes são alguns pontos que podem levar uma empresa à falência, porém existem outros.
Ressaltamos, contudo, a importância da constante capacitação do empresário.

Cinco Segredos dos Empreendedores - Negociadores

A negociação é um evento no qual você entra buscando um acordo mutuamente satisfatório cujo resultado - por mais difícil que pareça ter sido para alcançá-lo - deverá ser o mais otimizado possível, gerando satisfação pelo alcance ou superação dos seus objetivos.
Nem sempre isto é fácil. O dia-a-dia da negociação mostra que muitas vezes você terá pela frente um negociador duro, difícil de convencer e de trazê-lo para concretizar um acordo.
Para superar estas dificuldades negociadores experientes e de sucesso possuem um rol de ações as quais podem fazer a diferença em um encontro. Creio ser oportuno você conhecer algumas delas instrumentando-se para obter resultados cada vez melhores em suas negociações. Vejamos:
1- Fazer a preparaçãoToda negociação tem três etapas que determinam o fluxo positivo do seu processo: a) planejamento das ações, b) execução do evento e c) controle dos resultados.Logo a preparação é o ponto de partida: você só poderá negociar se tiver condições de planejar detalhadamente, conhecendo não só o objeto e as alternativas para a implementação do evento como também tendo acesso a todas as variáveis internas e externas que o influenciam, sejam elas, econômicas, financeiras, políticas, sociais, ecológicas e outras que se fizerem necessárias.
2- Conhecer seu potencialPor mais tecnologia que se agregue deve-se ter em conta que a negociação é um evento fortemente influenciado pela dimensão humana e a verdade é que direta ou indiretamente todos negociam: seja em casa, na faculdade, no clube, na comunidade, no trabalho, etc. O resultado objetivo é que você possui um determinado potencial derivado da sua vivência pessoal e profissional . Para obter mais consistência em suas negociações será importante você estar conscientizado do seu próprio potencial para poder buscar a melhoria contínua em suas ações. Para tanto faça uma auto-avaliação de seu talento natural e experiência acumulada.
3- Ser empáticoColocar-se no lugar do outro, buscar identificar seus objetivos pessoais e profissionais, avaliar o perfil negociador, descobrir os interesses por trás das posições pessoais e separar as pessoas dos problemas são ações que você executando com propriedade ajudarão muito na condução do evento e no controle dos resultados. Leve sempre em conta o perfil do outro negociador procurando conhecê-lo como pessoa e como profissional. Isto lhe dará uma visão holística facilitando uma abordagem estratégica.
4. Agir e exigir éticaPeter Drucker disse: “quanto mais bem sucedido for o administrador maior terá que ser sua integridade” para que sirva de estímulo e exemplo aos outros.A Exxon Education Foundation após longos estudos concluiu que “a ética aumenta a produtividade, reduz conflitos e reforça a instituição. Uma sólida base ética ajuda os administradores a conviverem com abruptas mudanças”.
Você negociando e exigindo ética nas negociações capitalizará credibilidade, respeito, confiança e servirá de exemplo para os demais.Siga os quatro passos apresentados por Eric Harvey, em “Walk the talk”:
1- Exija e aja com respeito, responsabilidade e resultados;2- Saiba dizer não às abordagens anti-éticas ;3- Procure administrar criteriosamente as situações conflitantes e4- Aja de acordo com o que você diz e afirma. E finalmente uma ação que pode determinar o sucesso ou insucesso em uma negociação:5- Ouvir e fazer-se ouvir
Ouvir na negociação é algo mais que simplesmente escutar. Trata-se da habilidade para reconhecer as mensagens do interlocutor, decodificando-as, interpretando-as e dali identificando o que é determinante ao processo na busca de um acordo.
Se você é um bom ouvinte, ótimo! Mas é necessário que você procure fazer do outro negociador também um bom receptor para suas mensagens pois assim abrir-se-á a possibilidade de sinergia e cooperação que levarão ao entendimento rumo ao fechamento da negociação.
Fonte: Visão do empreendedor/Sebrae : Fernando Silveira é Negociador Master. fsilveira10@msn.com(Baseado em material do curso Negociações Eficazes, do autor, implementado na PETROBRÁS,BANCO CENTRAL,VOTORANTIM, VARILUX, ITAIPU, BRITISH PETROLEUM e mais de 200 empresas. © 2008 Fernando Silveira T&D

A Crise Mundial e o Emprego no Brasil

É ciente de todos que o Brasil vive em uma “ilha” econômica, onde os problemas promovidos pelos bancos americanos amargam por todo o mundo, derrubando ações e aumentando o custo de alimentos, devido ao expressivo aumento das commodites, que tiveram seus preços alavancados pelo aumento significativo da frota de automóveis no mundo, principalmente na China e Índia que representam uma grande parcela da população mundial.

O fato de ainda estarmos consideravelmente bem, vem das descobertas de poços pela Petrobrás que em tese promoveram a auto-suficiência no campo energético, digo em tese, pois descobrir não é realizar a prospecção, logo ainda não estamos auto-suficiência, mas sim grandes probabilidades de gozarmos desse status.

Outro ponto é o controle governamental que vem “segurando” a economia com os aumentos da taxa básica de juros (Selic), o que em tese seu aumento objetiva frear o consumo, colocando nossa economia a níveis sustentáveis, sem a necessidade de retornarmos ao tempo, onde a inflação imperava.

Diante desse quadro fica a preocupação do que ocorrerá com o emprego, já que freando o consumo, a empresa tende a realizar dispensas, objetivando manter seus lucros em patamares aceitáveis e coerentes, logo num primeiro momento a melhor solução é a realização de uma Reforma Tributária, entretanto esse tema sempre recorrente não encontra espaço para debates e sua efetiva realização.

É saliente que as empresas estão em momento de espera, onde desejam avaliar com total segurança para onde caminhará nossa posição econômica, ao que se demonstrar uma tendência de queda, irá conseqüentemente promover dispensas; nesse sentido é importante que empregadores e empregados tenham a real ciência de seus direitos e deveres no que tange o direito do trabalho, sem sombra de dúvida o ramo do direito que abrange quase a totalidade de nossa população.

O devido conhecimento importará ao empregador em economia em um momento importante, evitando ser pego desprevenido em Reclamações Trabalhistas, pois uma vez seguido a íntegra a legislação trabalhista, nosso juízo não terá dúvidas sobre a aplicação de sentença.

Já para os empregados o conhecimento se torna ainda mais importante, pois assim em prévia analise será fácil a percepção de eventos omissivos ou ilegais, cabendo assim no momento exato o pedido de seus direitos, com o objetivo de garanti-los.
Fonte: Pelegrino

O Curso de Ciências Contábeis como opção

Comentários sobre Bacharelado em Ciências Contábeis
Objetivos do Carreiras universitárias:
O curso pretende formar profissionais de Ciências Contábeis tomadores de decisão, que assumam riscos e agreguem valor, voltados para a gestão de negócios. Assim, os objetivos do curso são: Prover uma sólida e consistente formação básica. Desenvolver o conhecimento e as habilidades genéricas para as Ciências Contábeis. Estimular o espírito empreendedor, criativo, inovador e sua capacidade de aglutinar equipes e a habilidade de gerar crescimento econômico e social. Estimular o dese nvolvimento da capacidade analítica e a consciência crí-tica de modo a que o aluno se torne capaz de utilizar as informações téc-nicas e as habilidades específicas para uma prática social com ética e moral. Possibilitar aos empreendedores, que já atuam no mercado de trabalho e que são alunos, a superação das necessidades e expectativas de seus clientes atuais e potenciais. Capacitar o estudante para o domínio das tecnologias das Ciências Contá-beis, contribuindo decisivamente para a sua competitividade profissional. Possibilitar ao estudante preparar-se para ser um empreendedor realizan-do as funções das Ciências Contábeis de forma consistente, visando constituir-se um quadro da administração da sua organização ou consti-tuir-se um empresário. Atender às demandas do mercado de trabalho da região com atividades de pesquisa e extensão na área das ciências contábeis.
Diploma do Carreiras universitárias:
Bacharelado em Ciências Contábeis

Conteúdo do Carreiras universitárias:
O CURSO
Nas complexas economias modernas o papel da Contabilidade se torna ainda mais importante, uma vez que o gerenciamento de recursos escassos não pode prescindir de dados contábeis para decidir pela melhor alternativa de ação.Vivem-se tempos em que à busca de soluções adequadas para um desenvolvimento equilibrado, nos campos econômico e social, tem sido alvo de constantes e inadiáveis discussões, representando, hoje em dia, um grande desafio para a sociedade, uma verdadeira prioridade nacional. O Curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais aptos para as atividades contábeis exigidas neste milênio, por meio de oferta de doutrinas, técnicas e experiências que traduzam o pensamento contábil aplicado à realidade.
ÁREA DE ATUAÇÃO Bacharel em Ciências Contábeis pode trabalhar em empresas, em organizações não-lucrativas ou no serviço público, como responsável pela contabilidade, especialista em tributação, auditor, perito ou controller, assessorando a administração. Como profissional autônomo, pode ter o seu próprio escritório, responsabilizando-se pessoalmente pelo trabalho ou comandando uma equipe de especialistas.
O perfil deste profissional necessita ter características básicas, para o correto desempenho de suas atribuições, tais como:
Ser proficiente no uso da linguagem contábil e dos meios eletrônicos de comunicação;
Ser capaz de ter visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil;
Ser hábil no uso do raciocínio lógico e crítico-analítico para a solução de problemas;
Ser capaz de elaborar relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários;
Ter habilidade na articulação, motivação e liderança de equipes multidisci-plinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis;
Ser capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informações contábeis e de controle gerencial;
Exercer com ética as atribuições e prerrogativas que lhes são prescritas através de legislação específica. Deverá estar ainda, comprometido com o aperfeiçoamento sistemático e per-manente das Ciências Contábeis e atento às alterações dos ambientes, sendo capaz de estimular o espírito empreendedor e de influenciar o desempenho dos outros.

Entenda a diferença entre a crise Mundial de 1929 e a crise atual

No dia 29 de outubro de 1929 - 79 anos atrás – acontecia a famosa Terça-Feira negra nos Estados Unidos. Naquele dia, a Bolsa de Nova York despencou 12%. Da noite para o dia grandes somas de dinheiro viraram pó. Foi o pior dia da história do mercado norte-americano. Hoje o mundo vive uma nova e violenta crise. Que diferenças existiriam agora com crise de 1929?
Grande Depressão - Se é verdade que a História se repete como farsa, o mundo globalizado estaria incorrendo, no século 21, nos mesmos erros que desencadearam a crise de 1929. Naquela época – como agora – os norte-americanos acreditaram que os juros baixos e o crédito fácil e farto levariam à prosperidade eterna. A crença desembocou na Grande Depressão. Hoje, esse é o reconhecimento o estopim da crise financeira global. Resta saber se os impactos serão tão devastadores.
Equívoco - Mesmo concordando que a Grande Depressão de 1929 e a crise financeira atual têm a mesma origem, especialistas em economia mundial acreditam ser um equívoco a comparação de ambas. Para eles, hoje, o mundo é multipolar com a China ganhando musculatura nos últimos anos. E os bancos centrais estão agindo com uma rapidez jamais vista.
Não intervenção - A não intervenção no passado é apontada até hoje, como responsável pelo agravamento da crise de 1929. Os sinais da recessão começaram bem antes da Terça-Feira negra. Naquele 29 de outubro, a Bolsa de Nova York despencou 12%°. De noite para o dia, grandes somas de dinheiro viraram pó. Foi o pior dia da história do mercado financeiro norte-americano. A partir de então, a crise espalhou-se pelo mundo. No entanto, seus efeitos, assim como sua intensidade, variaram de país para país.
Industrialização - Além dos Estados Unidos, Alemanha, Áustria, França, Itália, Reino Unido e Canadá foram golpeados. Os países menos desenvolvidos, como Brasil e Argentina, foram contaminados e acabaram obrigados a acelerar se processo de industrialização.
Crédito/risco - Se no final dos anos 1920, a carga de lucros e o crédito liberado estimularam o estilo de vida que ficou conhecido como o american way of life, hoje, nos tempos modernos, os norte-americanos continuam indo às compras, só que passaram a comprar casas, com credito de altíssimo risco.
Taxa de desemprego - Economistas não acreditam que a crise do subprime vai provocar o mesmo estrago que a de 1929. Naquela época, só nos Estados Unidos, a taxa de desemprego atingiu um quarto da população, pulando de 3% para 24%. Em apenas um ano, 1930, mil bancos norte-americanos fecharam suas portas e, em uma década, o mercado perdeu 14 mil instituições financeiras.
Outros países - O Canadá foi o país mais afetado, depois dos Estados Unidos, apesar de sua economia ter crescido em bases muito mais sólidas do que a norte-americana. É que o trigo, principal produto da balança comercial despencou de prelo no mercado internacional. O país entrou em deflação, a taxa de desemprego chegou a 30% e a produção industrial despencou em mn58%.
Extremistas - A crise chegou com força total na Europa, onde no Reino Unido, o desemprego saltou de 8% para 20%. A instabilidade econômica criou o terreno fértil para o surgimento de diferentes partidos políticos, extremistas culminando com ascensão de Adolf Hitler na Alemanha e Benito Mussolini na Itália.
Revolução 30 - No Brasil, a crise de 1929 acabou favorecendo o clima para a Revolução de 1930, sob a liderança do gaúcho Getulio Vargas e o fim do domínio da elite política paulista/mineira que governara o Brasil nos últimos 40 anos na chamada República Velha com escassos avanços sociais, com os trabalhadores não tendo nenhum direito, criando uma política eminente agrícola. Com a Revolução de 1930, o país passou a ter avanços importantes como a criação do Ministério do Trabalho, Previdência Social, as mulheres passaram ter o direito a voto, mas tarde com o Estado Novo a criação da CLT.
71 milhões - No Brasil a crise de 1929 obrigou o governo a comprar os excedentes de café com empréstimos externos e estocar o restante para manter o preço alto. Entretanto, veio a crise e os preços despencaram. A saída foi queimar 71 milhões de sacas de café, volume suficiente para abastecer o mercado mundial por três anos. Era o fim dos barões do café que dominaram a economia do país e que ajudaram a eleger presidentes da república, durante décadas.
Intervenção ilimitada - Agora, segundo economistas, é improvável que a história se repita e a economia mundial venha a sofrer o mesmo estrago provocado em 1929 no mundo. Atualmente, os governos possuem capacidade ilimitada de intervenção, o que não ocorreu há 79 anos atrás quando os governantes assistiram a quebradeira tomando tímidas providências que só agravaram o problema.
Fonte; Por João C. Garavaglia - Gazeta de Caxias

Agenda de Tributos

Obrigações Tributárias – Incidentes sobre faturamentos / receitas.

Simples
Tributo de âmbito federal, obrigatório para as pessoas jurídicas no sistema integrado de pagamento de impostos “simples”, tem como vencimento o 10º dia do mês subseqüente ao fato gerador, incide sobre a receita bruta auferida no mês, a sua alíquota varia de acordo com a tabela progressiva imposta pela legislação vigente.

IRPJ
Tributo de âmbito federal, obrigatório para as pessoas jurídicas sujeitas ao lucro real, presumido ou arbitrado, tem como vencimento o último dia útil do mês subseqüente ao do fato gerador, lembrando que a sua apuração pode ser mensal ou trimestral, e suas alíquotas variam de acordo com a atividade da empresa.

Contribuição Social
Tributo de âmbito federal, obrigatório para as pessoas jurídicas sujeitas ao lucro real, presumido ou arbitrado, e assim como o IRPJ tem como vencimento o último dia útil do mês subseqüente ao do fato gerador e sua apuração pode ser mensal ou trimestral, e a alíquota também varia de acordo com a atividade da empresa.

Cofins
Tributo de âmbito federal. São contribuintes as pessoas jurídicas de direito privado, sujeitas ao lucro real, presumido ou arbitrado, exceto as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo simples. Tem como vencimento o 15º dia do mês subseqüente ao fato gerador, e sua alíquota na maioria dos casos é de 3%.

PIS
Tributo de âmbito federal. E assim como o cofins, são contribuintes as pessoas jurídicas de direito privado inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do imposto de renda, exceto as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo simples. Tem como vencimento o 15º dia do mês subseqüente ao fato gerador, e sua alíquota é de 0,65%.

IPI
Imposto sobre produtos industrializados. Tributo de âmbito federal são contribuintes as pessoas jurídicas que tenham como atividade, a industrialização, fabricação e produção de quaisquer produtos equiparados pela legislação do IPI, o seu vencimento e as devidas alíquotas, variam de acordo com os produtos industrializados e a atividade da empresa.

ISS
Imposto sobre serviços. Tributo de âmbito municipal. São contribuintes as pessoas jurídicas prestadoras de serviços inscritas no cadastro de contribuintes no município. Para os contribuintes inscritos no município de São Paulo, na maioria dos casos a alíquota é de 5%, e tem como vencimento o 10º dia do mês subseqüente ao fato gerador.

ICMS
Imposto sobre Circulação de Mercadorias.Tributo de âmbito estadual, devido pelas pessoas jurídicas inscritas no Estado sobre o regime periódico de apuração, incidente sobre a movimentação e circulação de mercadorias para dentro e fora do estado e do país, sejam compras, vendas, transferências, devoluções, etc... As considerações, disposições, alíquotas e vencimentos, variam de acordo com a atividade econômica da empresa e o tipo da movimentação.
TFE
Taxa de fiscalização de Estabelecimentos. De âmbito municipal, anualmente devido a todos os contribuintes inscritos no município de São Paulo, vencimento em julho do ano calendário em vigor, e seu valor varia conforme rege a tabela imposta pela Prefeitura.

IRRF
Imposto de renda retido na fonte. De âmbito federal, incidente sobre rendimentos de beneficiários residentes ou não no País. Tem como base de cálculo, rendimentos do trabalho assalariado com ou sem vínculo empregatício, aluguéis e outros rendimentos sujeitos à tabela progressiva, a base de cálculo do imposto é o rendimento bruto mensal pago, deduzido os dependentes, as pensões alimentícias pagas pelo contribuinte, e a contribuição previdenciária oficial. Tem como vencimento o terceiro dia útil da semana subseqüente ao da ocorrência do fato gerador.

INSS EMPRESA
Contribuição previdenciária devida pelas pessoas jurídicas e físicas equiparadas, que mantenham vínculos empregatícios. Incidente sobre a remuneração bruta da folha de pagamento, a sua base de cálculo varia de acordo a atividade e o grau de risco de atividade da empresa, lembrando que as empresas optantes pelo simples estão isentas de tal recolhimento e possuem tratamento diferenciado, tendo apenas como obrigação o repasse dos valores descontados dos empregados.

INSS Contribuição Individual
Contribuição previdenciária individual, facultada a toda e qualquer pessoa física sejam ex-segurados, autônomos, empresários etc...Tem como vencimento o dia 15 do mês subseqüente ao mês da competência, seus valores variam entre o piso mínimo e o teto máximo de contribuição, conforme legislação em vigor.

FGTS
Fundo de garantia do tempo de serviço. Obrigatório para todo empregador que possua empregado registrado em carteira. Incide sobre a remuneração bruta paga ao funcionário, salvo os dispositivos fixados por Lei, sua alíquota é de 8% sobe o salário e demais proventos percebidos pelo funcionário, o seu vencimento é todo dia 07 do mês subseqüente à competência.

Contribuição sindical do empregado
É uma contribuição anual / eventual. Corresponde a remuneração de um dia de trabalho do empregado, dia este que é descontado de seu ordenado e repassado para a entidade sindical. É estipulado o mês de março de cada ano para efetuar o desconto, no caso de empregado admitido depois de março deve-se observar os dispositivos fixados em Lei.

Obrigações fiscais
CAGED
Cadastro geral de empregados e desempregados.Declaração ao Ministério do Trabalho Lei 4.923/65, obrigatório para todo empregador que tenha movimentação relativa a demissões e demissões no mês de referência, sua apresentação é exigida até o dia 07 do mês subseqüente ao fato gerador

RAIS
Reação anual de informações sociais.Declaração ao Ministério do Trabalho, obrigatório para toda pessoa jurídica inscrita no cnpj, e/ou pessoa física, autônomos e profissionais liberais que mantiveram empregados registrados ou não no ano base, sua apresentação é exigida até o ultimo dia de fevereiro de cada ano. A não entrega ou a declaração falsa ou inexata ficará sujeita à multa prevista no art. 25 da Lei 7.998/90, ou seja, R$ 425,64, acrescido de R$ 10,64 por empregado não declarado ou informado incorretamente, além de R$ 53,20 por bimestre de atraso.

DIRF
Declaração de imposto de renda retido na fonte.De âmbito federal, obrigatório para pessoas físicas e jurídicas que pagam ou creditam rendimentos com retenção na fonte, a sua apresentação é exigida até fevereiro do ano seguinte ao das retenções.As informações inexatas ou a não entrega, acarretará nas penalidades fixadas por Lei.

Declaração de imposto de renda pessoa física
De âmbito federal, obrigatória para toda e qualquer pessoa física que auferiu rendimentos de trabalho assalariado ou não, pró-labore, proventos de aposentadoria, pensões, aluguéis, atividade rural , retenções na fonte, que façam parte de quadro societário de empresa, inclusive inativa, como titular, sócio ou cooperado.A sua apresentação é exigida no mês de abril do ano seguinte ao das movimentações.A não entrega acarretará a multa de R$ 165,74 além das demais implicações fixadas por Lei.
Declaração de imposto de renda pessoa jurídica.
De âmbito federal, obrigatória para toda e qualquer pessoa jurídica no CNPJ, sejam elas de lucro real presumido ou arbitrado, optantes pelo simples, imunes ou isentas.A sua apresentação é exigida at

Declaração do Simples
é o mês de maio e junho do ano seguinte ao das movimentações, anão entrega acarretará a multa de R$ 500,00 além das demais implicações fixadas por Lei.

Obrigatória para todo contribuinte inscrito no ICMS e enquadrado no regime simplificado de pagamento de impostos “simples”, a sua apresentação é exigida até 31 de março de cada exercício, contemplando as informações relativas a operações realizadas no exercício anterior.

DCTF
Declaração de débitos e créditos tributários federais.Obrigatório para todas as pessoas jurídicas que não optantes pelo simples, recolham os tributos e contribuições federais exigidos por Lei.A sua apresentação é trimestral e a multa a ser aplicada na hipótese da não entrega ou entrega em atraso é de R$ 500,00. lembrando que estão dispensadas de apresentar a declaração às microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no sistema integrado de pagamento de impostos “simples”.

GIA
Guia de informação e apuração do ICMS.Obrigatório para pessoas jurídicas inscritas no cadastro do icms ( inscrição estadual ) sob regime periódico de apuração, a sua apresentação é mensal e a não entrega implicará nas penalidades fixadas por Lei.

Investor

Educação a Distância